Pages

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Enfoque (28/9/2009)


INCÊNDIO
Faz um ano que um incêndio destruiu uma loja de calçados no centro de Limeira. Por sorte, na época, ninguém ficou ferido e só houve danos materiais. Na última semana ocorreu uma explosão numa loja que comercializava fogos de artifício que vitimou duas pessoas e deixou muitas outras feridas em Santo André.

REFLEXÃO
Esses fatos me fizeram refletir sobre esse assunto e perceber que na nossa cidade faz tempo que não há exercícios simulados para treinamento dos bombeiros e também das demais pessoas envolvidas em atendimento a um possível acidente de grandes proporções.

SIMULADO
O último simulado ocorreu em novembro de 2005, envolvendo atiradores do TG de Limeira e bombeiros. Quatro meses antes, também houve um simulado próximo ao Limeirão e envolveu empresas de transportes de cargas inflamáveis. Esse exercício foi interessante porque mobilizou, na época, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, GM e PM de Limeira e outras quatro cidades vizinhas.

PREVENÇÃO
Com certeza esse tipo de atividade deixou aquelas pessoas bem preparadas para um possível evento de maior gravidade, justamente o que não vem ocorrendo atualmente. A prevenção é importante e deve ser planejada pelos responsáveis e pelas autoridades municipais.

VANDALISMO
Na última semana pudemos observar a que ponto chega a intolerância. Uma professora teve o vidro de seu carro destruído enquanto trabalhava numa escola no Parque Abílio Pedro. A desconfiança recai sobre um aluno que tinha sido repreendido pela educadora, que também sofreu ameaças. Segundo a própria professora, o mesmo adolescente também teria participado de um outro ato de vandalismo, queimando o carro de um pastor que frequentava a escola.

DESESTÍMULO
Essa professora, que atua no magistério há 29 anos, disse que não pretende voltar a trabalhar nessa escola. Esse é apenas um exemplo do que acontece aos professores, que acabam ficando desestimulados a dar aulas, principalmente em algumas escolas cujos casos envolvendo “alunos-problema” ocorrem com mais frequência.

PLANTIO
No sábado houve o plantio de 10 mil mudas de árvores no Horto Florestal, com a participação de autoridades e muitos alunos da rede municipal de educação. O fotógrafo Mário Roberto lembrou que há dois anos, houve um plantio semelhante, numa área ao lado, mas as mudas não foram cuidadas e nenhuma vingou. Esse é o momento de pensar nesse problema e encontrar uma forma de evitar que isso se repita. Não basta plantar a árvore, é preciso cuidar para que ela cresça.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário