Pages

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PLANTIO
Na coluna anterior comentei o plantio de 10 mil mudas de árvores no Horto Florestal no último sábado e disse que há dois anos foi feito algo semelhante em área próxima, mas que as plantas não foram cuidadas e nenhuma vingou.

DÚVIDA
Uma leitora enviou e-mail nesta semana questionando de onde vieram essas novas árvores, se foram doadas ou compradas pela Prefeitura? Se foram compradas, de quem? As perguntas foram encaminhadas para a Assessoria de Comunicações da Prefeitura na quarta-feira (dia 28) e até o último sábado nenhuma resposta foi dada.

INCÊNDIO
Outro assunto que abordei na semana passada foi a falta de exercícios simulados para treinamento dos bombeiros e das demais pessoas envolvidas em atendimento a um possível acidente de grandes proporções. O alerta ocorreu após a explosão de uma loja de fogos de artifício em Santo André.

PREVENÇÃO
Um leitor, que é técnico em Segurança do Trabalho, disse que os simulados são importantes para integrar os profissionais envolvidos, mas o principal para evitar explosões como a de Santo André, é fiscalizar, autuar, interditar e fazer tudo que for possível para não permitir que uma empresa manipule, produza e comercialize explosivos sem as mínimas condições de segurança e sem licença dos órgãos competentes.

FISCALIZAÇÃO
O leitor explica que o fato de Limeira não ser palco de grandes tragédias é reflexo do comprometimento das empresas, do sério trabalho dos bombeiros nas vistorias técnicas e dos critérios do município para a emissão de licenças de funcionamento. No entanto, segundo ele, ainda falta fiscalização periódica nos estabelecimentos que estão em funcionamento.

CONSCIENTIZAÇÃO
Segundo o leitor, é importante que as pessoas estejam conscientizadas a denunciar irregularidades que possam contribuir para incêndios e explosões, que vão gerar prejuízo ao patrimônio público e privado e até mesmo à saúde e bem-estar das pessoas.

OLIMPÍADA
Confesso que fiquei emocionado com a escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Muitos vão dizer que o País não tem condições de realizar esse evento e que o dinheiro deveria ser gasto com outras prioridades. Mas o fato de dirigentes esportivos que representam o Comitê Olímpico optarem pelo Brasil, deixando potências como Estados Unidos, Japão e Espanha para trás, mostra que o nosso País começa a ter reconhecimento internacional.

TRANSPARÊNCIA
O Brasil tem condições de promover a Olimpíada de 2016 e cabe à imprensa a responsabilidade de cobrar transparência dos políticos, para que o dinheiro público não seja esbanjado. A realização desse evento também vai fazer com que mais dinheiro seja investido em esportes, o que, por si só, já será muito bom para a saúde da população. Além disso, vai gerar milhares de empregos e fomentar o turismo no País.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário