Pages

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Enfoque - 24-11-14

Coluna publicada na edição impressa de 24-11-14
 
NOVEMBRO AZUL
Depois do outubro rosa, para lembrar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, que foi realizado com muito sucesso na cidade no mês passado, está acontecendo uma outra campanha que tem a finalidade de conscientizar sobre o câncer de próstata, a terceira maior causa de morte entre os homens. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença em todo o Brasil.
 
PRECONCEITO
Já comentei neste espaço, mas é sempre bom lembrar que essa iniciativa é fundamental para que mais homens acima dos 40 anos saibam da importância de fazer o exame anual para prevenir essa doença. O fato positivo é que, se o câncer de próstata for detectado no início, a chance de cura é de 90%. 
 
ESTATÍSTICA
Por isso, deixe o preconceito de lado e agende o seu exame, para não entrar na estatística. Tem muito homem machista que diz que não faz e não vai fazer o exame, e que pode virar mais uma vítima dessa doença tão grave. O exame é coletado em todos os centros de saúde, de segunda a quinta-feira, geralmente das 7h às 8h. Todas as sextas-feiras esse horário é estendido até as 12h. O término da campanha será no dia 28.
 
EXAME DE SANGUE
O exame utilizado para detectar alterações na próstata é o PSA (Antígeno Prostático Específico), através de coleta de amostra de sangue do paciente. Para passar pelo exame é necessária uma preparação específica: jejum de 8h, não pode ter mantido relações sexuais, ter andado de bicicleta ou a cavalo por dois dias antes do exame e aguardar pelo menos 24 horas caso tenha praticado exercícios físicos pesados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-776 3344.
 
ATAQUES
Os constantes ataques a ônibus na cidade nas últimas semanas mostram que os bandidos estão cada vez mais abusados. Eles parecem “dar um recado” para a sociedade e para as forças policiais. Querem mostrar força contra intervenções mais enérgicas das autoridades. Isso precisa de um basta.
 
José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário