Pages

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Enfoque - 03-11-14

Coluna publicada na edição impressa de 03-11-14
 
ELEIÇÕES
As eleições presidenciais foram decididas por pequena diferença de votos neste ano, como já era previsto, pelo que apontavam as pesquisas. Mas algo que me chamou a atenção ocorreu nas redes sociais na noite daquele domingo. Uma enxurrada de ódio e preconceito que fiquei estarrecido. Os dois lados, tanto os petistas, que saíram vencedores do pleito, como os tucanos, derrotados nas urnas, destilaram muito veneno pelo Twitter e pelo Facebook.
 
ÓDIO
As manifestações beiravam o absurdo. Alguns pediam a separação do Nordeste em relação ao restante do País, em referência a expressiva votação petista obtida naquela região. Outros zombavam dos derrotados oferecendo pacotes de viagem para que deixassem o Brasil. Estou citando somente algumas postagens “mais leves”, pois haviam outras que são impublicáveis. Depois de algum tempo desliguei meu notebook, pois estava enojado com tanta baixaria.
 
DEMOCRACIA
Mas gostaria de dizer que todos temos que continuar lutando pela democracia, que ainda é o melhor sistema de governo. O que precisamos mesmo é cobrar dos políticos a tão sonhada Reforma Política, para que candidatos a deputado com mais de 100 mil votos não sejam eleitos e tenham suas vagas ocupadas por outros que estão em uma coligação com “puxadores de votos”. Além disso, o voto também não deveria ser obrigatório, como já ocorre há muito tempo nos Estados Unidos. 
 
RACIONAMENTO
Nas últimas semanas a Prefeitura de Limeira tem anunciado medidas para conscientizar a população para economizar água. Mas mesmo assim, parece que o racionamento está cada vez mais próximo, pois nem com todas essas providências a situação tem mostrado que pode melhorar. A crise hídrica persiste e denúncias de desperdício de água continuam sendo feitas. 
 
RODÍZIO
O próximo passo deverá ser a implantação do sistema de rodízio, com regiões sendo abastecidas enquanto outras ficam sem água por um determinado período. Portanto, pense bem quando for esbanjar água para fazer algo que pode aguardar um pouco mais.
 
José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário