Pages

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Enfoque - 15-12-14

Coluna publicada na edição impressa de 15-12-14 

ELEIÇÃO
Depois de alguns dias de férias retomo a coluna hoje. A sessão da Câmara promete ser quente hoje, pois acontece a eleição que vai definir o presidente e os demais membros da mesa diretora da Câmara para os próximos dois anos. As negociações entre os vereadores para definir os nomes que vão concorrer estão ocorrendo desde a semana passada. Somente momentos antes do pleito é que eles serão conhecidos.
 
MUDANÇAS
Isso é até normal numa eleição para esses cargos na Câmara, mas as mudanças, devido a uma série de interesses, também acontecem a todo o momento. Até ontem, quatro nomes eram comentados nos bastidores para serem os candidatos: Nilton Santos, José Farid Zaine, Wilson Cerqueira e Raul Nilsen Filho. Hoje as conversas vão ocorrer até o início da sessão.
 
TAXA DA LUZ
O prefeito Paulo Hadich acabou recuando na tentativa de fazer valer a sua vontade de aprovar a criação da taxa da luz já a partir do próximo ano. Recuou, pois sabia, após uma reunião realizada na última segunda-feira, que não teria a maioria dos votos necessários para essa aprovação. Acredito que isso só ocorreu por causa da eleição da presidência da Câmara.
 
INTERESSES
Vários vereadores, que sempre votaram com o prefeito, passaram a mostrar descontentamento com o governo municipal. O problema é que isso só acontece quando muitos interesses estão em jogo, como é o caso dessa eleição que acontece hoje. Muitos parlamentares se esquecem que foram eleitos para ser legisladores e fiscalizadores do Executivo. 
 
SEGUNDO PLANO
Esse papel tem que ser cumprido nos quatro anos de mandato e não apenas quando alguns grupos querem tomar ou manter o poder dentro do Legislativo. Para isso, até pressionar o prefeito começa a acontecer. É por essas e outras razões que as pessoas não gostam de política, pois sabem que os interesses da população sempre ficam em segundo plano.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário