Pages

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Enfoque - 25-08-14

Coluna publicada na edição impressa de 25-08-14
 
ROTATÓRIA
A implantação de semáforos na rotatória do Viaduto Antonio Feres, (também conhecida como rotatória da Ford), causou muitos transtornos e muitos acidentes nos primeiros dias. Recentemente, a Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu algumas mudanças para melhorar o fluxo de veículos, com maior tempo para que os motoristas cruzem no sinal verde.

CONSCIÊNCIA
Achei que isso foi importante para a redução de acidentes, mas ainda há muito motorista que não respeita a sinalização e acaba invadindo o espaço de outros condutores, causando colisões leves. Se todos tiverem a consciência de que as mudanças foram feitas para facilitar a vida dos pedestres, para evitar atropelamentos, haveria maior harmonia e menos acidentes, mas isso é pedir muito, pois cada um só pensa mesmo em seus compromissos.

ÁGUA
A falta de chuvas e o racionamento que ocorre em centenas de cidades do Estado têm tornado esse assunto o mais comentado nos últimos meses e um dos que causam mais preocupação por parte da população. O problema é tão sério que algumas cidades estão fornecendo água só no período da noite, deixando os consumidores o dia todo sem esse líquido precioso, que não poderia faltar a ninguém.

TRANSTORNOS
Em Limeira ainda não estamos numa situação tão grave como esta, mas deveríamos pensar muito na hora de gastar água, para evitar passar por transtornos que vemos em reportagens na televisão diariamente em outros municípios. Sei que é difícil mudar hábitos, pois a nossa geração sempre teve água em abundância, principalmente em nossa cidade, mas chega uma hora que todos temos que pensar no coletivo. E esse momento é agora.

ECOSSISTEMA
Outro ponto preocupante foi mostrado em reportagem publicada ontem na Gazeta, que obteve informações do professor de Hidrologia da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, Hiroshi Paulo Yoshizane. Depois que o período chuvoso voltar, a recuperação do ecossistema aquático pode demorar 10 anos. Esse é só mais um reflexo dessa grave estiagem por que passamos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário