Pages

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Enfoque - 11-08-14

Coluna publicada na edição impressa de 11-08-14
 
TAXA DE LUZ
A polêmica sobre a possível implantação da taxa de luz em Limeira vem causando muita discussão e a insatisfação da população, que não quer pagar mais um imposto. Por outro lado, o prefeito Paulo Hadich (PSB) já avisou que sem essa taxa, não será possível realizar investimentos para melhorar a iluminação da cidade, que por sinal, está muito escura.
 
FAIXA DE CONSUMO
Na última audiência pública, realizada na semana passada, o prefeito chegou a divulgar uma proposta de cobrança por faixa de consumo, com valores que variam de R$ 3 a R$ 30. Hadich entende que esta forma é a mais justa e, segundo ele, 12.741 consumidores não pagariam a “contribuição”. 
 
MAIS IMPOSTO
No entanto, a maioria das pessoas entende que a própria Prefeitura deveria ajustar seu orçamento e assumir esse gasto já para o próximo ano, evitando assim, onerar ainda mais a população, tão cansada de pagar impostos e não receber serviços de qualidade em troca. 
 
EXEMPLOS
Os exemplos desse mau uso do dinheiro arrecadado são a saúde, a educação e a segurança públicas, que dificilmente atendem as necessidades da população. Com isso, se você quiser ter o mínimo de um bom atendimento é preciso gastar em dobro, com planos de saúde e escolas particulares, além de investir em segurança privada. Ou seja, é muito imposto e poucos serviços de qualidade.
 
CINTO DE SEGURANÇA
O uso obrigatório do cinto de segurança ainda é desrespeitado por muitos motoristas, que parecem não perceber a importância desse acessório nos veículos. Levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana divulgado pela Gazeta ontem mostra que, nos sete primeiros meses deste ano, houve um aumento de 172% no número de infrações aplicadas contra motoristas cujos passageiros não usavam o cinto. O pior é que boa parte dos casos eram crianças cujos pais não cobram o uso.
 
CONSCIENTIZAÇÃO
Neste mesmo período, foram aplicadas 5.172 multas em condutores que foram flagrados sem o cinto de segurança. Não é nem preciso dizer que em caso de acidente quem está dentro do carro sem esse acessório pode sofrer graves ferimentos, que inclusive podem ser fatais.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário