Pages

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Enfoque - 04-08-14

Coluna publicada na edição impressa de 04-08-14 

ASFALTO
Recentemente comentei, neste espaço, que a Prefeitura vem recapeando algumas ruas em Limeira com uma camada bem fina, que mal consegue cobrir as ondulações que já existem e tanto incomodam os motoristas. Na última semana, recebi da Engep Engenharia e Pavimentação, um documento com explicações sobre esse serviço, que é chamado de microrrevestimento asfáltico a frio.

DIFERENTE
Segundo a nota da Engep, é uma forma diferente de manutenção e com um custo aproximadamente três vezes menor que o sistema convencional de recapeamento. De acordo com a empresa vencedora da licitação, essa técnica é empregada na Alemanha e nos Estados Unidos desde a década de 1980.

ETAPAS
Esse trabalho ocorre em três etapas: fechamento dos buracos, reperfilamento de alguns trechos da via para deixá-la adequada a receber o microrrevestimento e a aplicação de 10 milímetros desse micorrevestimento. A nota disse que o objetivo principal é prolongar a vida dos revestimentos asfálticos já existentes e reduzir o custo de manutenção.

ECONOMIA
Dá para entender a economia que esse sistema oferece, mas é preciso que seja feito em ruas que realmente não estejam em péssimas condições. Esse serviço é válido para ruas onde o tráfego de veículos, principalmente os mais pesados, não seja tão intenso. Quando for uma via usada diariamente por muitos caminhões e ônibus, o correto deveria ser o recapeamento convencional.

CHACOALHADA
Na última semana o Tribunal Regional Eleitoral absolveu o prefeito Paulo Hadich e seu vice, Antonio Carlos Lima das acusações de abuso do poder econômico e político durante a campanha de 2012. Mesmo com a apresentação de um possível recurso, as chances de uma cassação são mínimas. Com isso, seria importante que o prefeito, sem essa preocupação, desce uma chacoalhada em seu secretariado para que todos tornem esse governo mais ágil e criativo, para resolver os problemas da cidade sem desculpas e críticas ao governo de Silvio Félix. Esse é o desejo dos limeirenses.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário