Pages

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Enfoque - 18-08-14

Coluna publicada na edição impressa de 18-08-14

CADEIRANTE
Na última semana a Viação Limeirense foi condenada pela Justiça de Limeira a pagar R$ 50 mil a uma criança, portadora de deficiências física e visual, que não conseguiu embarcar em dois ônibus da empresa por defeito na rampa. O juiz Marcelo Ielo Amaro lamentou a contestação da Limeirense, que alegou em sua defesa que a requerente é portadora de paralisia cerebral e cegueira e, portanto, não tem capacidade mental de discernimento suficiente para compreender todo o ocorrido.

CONSTRANGIMENTO
Em entrevista ao programa Meio-Dia da Rádio Educadora, na última sexta-feira, a mãe da cadeirante disse que já havia passado por outras situações de constrangimento anteriormente. Em uma delas, a mãe disse que o motorista chegou a parar o veículo, mas pediu que ela aguardasse o próximo ônibus, pois ele estava cansado, uma vez que tinha carregado um outro cadeirante havia poucos minutos.  E foi embora, para desespero dela, que teve que aguardar outro coletivo.

MELHORIAS
Outro fato interessante mencionado pela mãe é que depois que esse descaso ocorrido com sua filha no ano passado ter sido noticiado, o atendimento aos portadores de deficiência melhorou bastante. Isso mostra que a população precisa mesmo reclamar quando o atendimento (seja em qualquer serviço público) não for satisfatório. Pois só assim ocorrem mudanças que beneficiam os usuários desses mesmos serviços.

LIVRO
O pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, o Toco, lançou na última semana, em São Paulo, mais um livro sobre a imigração europeia e a colonização pelo sistema de parceria. Estudioso, o autor sempre viaja para países da Europa para ampliar seus conhecimentos sobre esse assunto e muitos outros.

PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA
Com isso, Toco transforma essas informações em belas publicações, como é a mais recente, “O sistema de parceria e a imigração europeia”. Parabéns a ele por mais essa contribuição para a preservação da nossa história.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário