Pages

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Enfoque - 01-09-14

Coluna publicada na edição impressa de 01-09-14
 
ELEIÇÃO
A corrida eleitoral para a Presidência da República sofreu mudanças após o acidente de avião que vitimou o candidato Eduardo Campos, em Santos. Até então, o pernambucano estava na terceira colocação e patinando para tentar uma reação que pudesse leva-lo ao segundo turno. Depois de sua morte, Marina Silva assumiu o seu lugar como candidata do PSB e já aparece como favorita a vencer o pleito em outubro.

EMOÇÃO
As últimas pesquisas eleitorais mostram que ela tem menor rejeição que seus principais concorrentes Dilma Rousseff e Aécio Neves e muitos analistas políticos apontam como fator favorável para sua possível vitória o componente emocional pela morte trágica de Campos, que estaria motivando muitos eleitores a optar pela candidata do PSB.

EM LIMEIRA
Em Limeira, na pesquisa feita pela Limite Consultoria e publicada na edição de ontem da Gazeta de Limeira, Marina Silva aparece com ampla maioria dos votos e seria eleita para governar o País.

DIFICULDADE
Em minha modesta opinião, são poucas as opções de bons candidatos para esta eleição para presidente, como em outros anos, e isso dificulta a vida dos eleitores. Mesmo assim, ainda acho melhor escolher entre qualquer um deles do que votar em branco ou anular o voto.

DESPREPARADOS
Existem pessoas no Brasil muito melhor preparadas do que esses que se apresentam como candidatos, mas o nosso sistema político é desta forma, e são os partidos que indicam aqueles que vão concorrer. Por isso, temos que eleger no mínimo “o (a) menos despreparado (a)”, se é que isso seja possível.

DEBATE
O debate realizado na última semana, pela TV Bandeirantes, mostrou aquilo que já imaginávamos. Muitos ataques entre os melhores colocados nas pesquisas e algumas ideias malucas apresentadas por aqueles que não têm 1% nas intenções de voto.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário