Pages

terça-feira, 24 de junho de 2014

Enfoque - 23-06-14

Coluna publicada na edição impressa de 23-06-14

CEROL
A Guarda Civil Municipal continua fazendo apreensões de linhas com cerol, que são muito perigosas. Na última semana, numa abordagem a menores que usavam a linha, descobriu-se o local que vendia a linha com cerol e o estabelecimento foi fechado, pois não tinha alvará de funcionamento.

PREVENÇÃO
Esse trabalho precisa continuar a ser feito com bastante rigor para evitar que motociclistas corram riscos de serem atingidos pela linha que possui vidro e cola e sofrerem ferimentos graves, que podem levar até a morte, como já ocorreu em outras cidades. Toda atuação preventiva é sempre necessária. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

IDOSOS
Matéria publicada no sábado pela Gazeta mostrou que muitos idosos em Limeira continuam sofrendo maus-tratos. As denúncias chegam ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Ceprosom. De acordo com a jornalista Daíza Lacerda, a violência ocorre em todos os sentidos, mas o mais comum é a negligência, quando o idoso tem quem cuide, mas a pessoa não o faz como deveria, sem atender às necessidades básicas, como alimentação, cuidados médicos, banhos e medicações.

VIOLÊNCIA
Os números apresentados apontam para o crescimento da quantidade de casos registrados na cidade. A submissão a diversos tipos de violências e negligências totalizou 423 casos em Limeira, de janeiro a maio deste ano, num avanço constante, mês a mês. Foram 73 em janeiro, 78, 82, 86 e 104 situações, consecutivamente em 2014. Ao apurar as denúncias, o Creas constata que, de cada 10, até 8 procedem.

FALTA DE CONSCIÊNCIA
Muitas pessoas cometem esses abusos por ignorância e falta de consciência, achando que nunca vão precisar de cuidados. Mas sabemos que a velhice chega para todos e que é preciso respeitar os mais velhos, e lhes dar toda dignidade. Os filhos precisam entender que é dever deles cuidar bem daqueles que tudo fizeram para que eles pudessem crescer saudáveis. É cuidar bem de quem cuidou de você quando criança.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário