Pages

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Enfoque - 09-06-14

Coluna publicada na edição impressa de 09-06-14

MENORES INFRATORES
A Justiça de Limeira colocou em liberdade 13 menores infratores, na semana passada, por falta de vagas na Fundação Casa. A medida foi a última alternativa encontrada, pois nem resposta à solicitação de vagas foi dada pelas autoridades. De acordo com o juiz auxiliar da Vara da Infância e Juventude, Henrique Iatarola, esse problema vem se agravando na cidade e na região. A Promotoria já instaurou procedimento para apurar os motivos dessa falta de vagas.

ESTATUTO
Esse problema é muito sério, pois a Justiça precisa obedecer o Estatuto da Criança e do Adolescente, que limita em cinco dias o prazo máximo para permanência de menores infratores em delegacia. Com isso, dos 13 que foram soltos, nove estavam detidos por roubo e agora poderão voltar a cometer o mesmo tipo de crime.

SEM VAGAS
É preciso que todos se conscientizem da necessidade de locais adequados para o abrigo desses infratores. O governo estadual, mesmo arrecadando muito com os impostos, não consegue disponibilizar a quantidade necessária de vagas para presos e menores infratores. E essa situação só vem piorando ao longo dos últimos anos, culminando com essa decisão de liberar os menores infratores.

ESFORÇO
Além disso, a Polícia Civil não tem um número de policiais e funcionários suficiente e os equipamentos adequados. Mesmo assim, num esforço dos delegados e demais policiais, que acabam trabalhando por dois, o serviço é feito com muito profissionalismo. Se não fosse isso, já estaríamos vivendo um caos.

COPA
A Copa do Mundo começa na quinta-feira e a expectativa de todos é em relação aos protestos, que podem causar transtornos nas cidades que vão sediar os jogos. Esse problema vai ocorrer, mas espero que não seja de grandes proporções. Quanto ao desempenho da seleção brasileira, acredito que o Brasil vai disputar a competição com totais condições de conseguir o título.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário