Pages

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Enfoque - 22-07-13



 Coluna publicada na edição impressa de 22-07-13
  
SUBSÍDIO
A aprovação do subsídio para as empresas de transporte coletivo por parte dos vereadores na última semana, mostrou a força da bancada do prefeito Paulo Hadich (PSB) na Câmara. Mas essa decisão, na minha modesta opinião, foi errada. A Prefeitura vai pagar para que o valor da tarifa seja reduzido um pouco para os usuários, mas isso só poderia ocorrer depois de haver mudanças que refletissem num serviço de melhor qualidade.

TRANQUILIDADE
Simplesmente dar dinheiro para as concessionárias evitarem o aumento na tarifa é garantir a elas uma tranquilidade financeira que qualquer empresa gostaria de ter para investir em melhorias para seus clientes. Mas a maioria faz esses investimentos para depois aumentar sua clientela. No caso das empresas de transporte coletivo os clientes são fixos, pois grande parte da população se utiliza do transporte público.

RAPIDEZ
Outro fato que causou estranheza nesse processo foi a rapidez com que o Executivo imprimiu para apresentar e fazer passar na Câmara esse projeto do subsídio para as concessionárias do transporte público. Em um dia foi feita uma audiência pública rápida, que durou menos de três horas, onde os vereadores (principalmente os da oposição) não puderam fazer perguntas. No dia seguinte, o projeto já estava no Legislativo, para, na sessão seguinte, estar na pauta de votação.

DISCUSSÃO
Isso sem contar o regime de urgência especial que foi pedido para que tudo fosse feito na maior agilidade possível. Por que não discutir mais esse assunto tão importante, que vai representar gastos aos cofres públicos e que, de uma forma ou de outra, serão retirados de outros setores? Isso tudo causa indignação em parte da população, que esperava que o atual governo fosse diferente dos anteriores.

PAPA
O papa Francisco chega hoje ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Espero que a passagem do pontífice no País transcorra na mais absoluta paz, pois essa é a principal mensagem que ele procura levar para os católicos de todo o mundo. Tomara que as pessoas intransigentes não causem transtornos nesse momento tão especial, que reunirá cerca de 5 milhões de fiéis, incluindo milhares que vêm de outros países ao Brasil.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário