Pages

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Enfoque - 24-06-13

Coluna publicada na edição impressa de 23-06-13 

EXEMPLO
Os manifestantes que percorreram as ruas de Limeira na última quinta-feira deram um bom exemplo de como se deve protestar. Contando com muitos estudantes, principalmente universitários da Unicamp, eles mostraram a insatisfação do povo brasileiro com o transporte coletivo, com a falta de investimento em saúde e educação, e aproveitaram para cobrar mais ação do governo Paulo Hadich em Limeira.

CARTAZES
Com muitos cartazes criativos, os manifestantes souberam levar o recado para todas as pessoas que viram os integrantes caminhando pelas ruas de Limeira. Eles saíram do terminal urbano, foram até a Prefeitura e depois seguiram para conversar com os vereadores na Câmara Municipal. Como mostravam algumas cartolinas exibidas pelos jovens: o povo acordou.

POLÍTICOS
E os políticos sentiram a força dos manifestantes em todo o Brasil. Em uma semana, a maioria dos prefeitos das capitais e de dezenas de outras cidades decidiram não aumentar o valor das tarifas do transporte coletivo. Alguns até reduziram o valor, o que mostra que em várias situações as concessionárias recebem valores elevados por esse serviço.

LIMEIRA
Em Limeira, acredito que o valor cobrado atualmente é muito elevado e as empresas ainda pediram reajuste para a Prefeitura. Se em São Paulo a tarifa é de R$ 3 e os ônibus rodam dezenas de quilômetros para chegar ao destino dos usuários, aqui no Município, em muitas linhas, a quantidade de quilômetros não é tão grande assim e R$ 2,85 já são muito. Será que o valor não poderia ser menor, sem subsídio do Executivo, como deve ocorrer após o projeto enviado à Câmara pelo prefeito?

EXAGERO
O fechamento de rodovias na sexta-feira, em vários pontos do Estado, por parte dos manifestantes, foi um ato exagerado. Esse tipo de atitude não acrescenta em nada, só causa transtornos para milhares de pessoas que ficam horas trancadas em seus carros e sujeitas a arrastões, como ocorreu em alguns locais. Os protestos sem violência são aqueles que dão melhor resultado.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário