Pages

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Enfoque - 28-01-13

Coluna publicada na edição impressa de 28-01-13
INSEGURANÇA
Os comerciantes do Jardim Esmeralda estão apreensivos com tantos roubos naquele bairro. Matéria publicada ontem mostrou vários exemplos de pessoas que sentiram na pele esse tipo de violência. Chamou a atenção o caso de um supermercado, que foi roubado cinco vezes em um ano. Para tentar diminuir o risco, foi necessário investir em equipamentos de segurança e reduzir o horário de atendimento, o que, consequentemente, também reduziu os lucros do comerciante. Mas nem isso inibiu novos roubos.
INSEGURANÇA II
O prejuízo desses empresários tem sido enorme e é necessário um maior policiamento naquela região, que apresenta elevados índices de ocorrências. Outro exemplo foi uma loja de artigos agropecuários que foi assaltada três vezes neste ano, duas delas em menos de 10 horas. Com isso, os donos de lojas vítimas dos ladrões são obrigados a investir em câmeras de vídeos, alarmes e outros equipamentos de segurança. Mas nem sempre eles evitam que o crime seja cometido. 
VEÍCULOS
Outro dado alarmante divulgado pela Gazeta, no último sábado, foi o aumento de 20% no número de furtos e roubos de veículos em Limeira no ano passado, em relação a 2011, conforme estatística da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. No total foram 1.885 registros desses crimes na cidade, o que corresponde a 157 registros por mês. É um número elevado, até para uma cidade com mais de 200 mil veículos.
DESMANCHES
Uma forma de tentar reduzir a quantidade desses crimes é aumentar a fiscalização sobre as empresas que desmancham e vendem peças de automóveis. E isso a Políca Civil de Limeira tem feito, como nas duas operações realizadas neste ano, com a lacração de duas empresas que comercializavam peças e não tinham notas que comprovassem a sua origem.
MAIS POLICIAMENTO
A recente mudança no comando da Polícia Militar, em Limeira, parece que está começando a dar resultado. Nos últimos dias é visível a presença de mais viaturas na cidade, principalmente no período noturno na área central. Comerciantes da Boa Vista, que foram alvo de furtos e roubos no ano passado, já estão mais aliviados. Na última semana também foi realizada uma blitz na Rua Capitão Bernardes, onde há casas de prostituição. 

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário