Pages

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Enfoque - 02-11-15


Coluna publicada na edição impressa de 02-11-15

SUPERAÇÃO
Mais uma vez o atleta de Limeira Odair Santos mostrou toda a sua garra e poder de superação, conquistando uma medalha de ouro nos 1.500 metros no Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo, que acontece em Doha, no Catar. Mesmo tendo sofrido uma hipertermia na prova dos 5 mil metros, na última segunda-feira, quando foi levado a um hospital, Odair se recuperou, voltou às pistas, e conseguiu mais um excelente resultado para a delegação brasileira.

EXEMPLO
Esse exemplo de superação é uma característica desse jovem que, mesmo deficiente visual, sempre se mostrou muito forte e dedicado aos treinamentos. Ele é um dos atletas que leva o nome de Limeira para o mundo e, mais uma vez, mostrou seu valor. Essa foi a oitava medalha de ouro que conquistou em campeonatos mundiais, além de uma de prata e outra de bronze. Parabéns a ele, ao seu treinador Fábio Breda, e a toda sua família, que sempre foram os pilares de sustentação para todas essas conquistas.

CINTO DE SEGURANÇA
Quando você caminha pela cidade, observa que o uso obrigatório do cinto de segurança ainda é desrespeitado por muitos motoristas, que parecem não perceber a importância desse acessório nos veículos. Muitas das infrações aplicadas em Limeira são justamente contra motoristas cujos passageiros não usam o cinto.

CRIANÇAS
O pior é que boa parte dos casos é de crianças cujos pais não cobram o uso. Não é nem preciso dizer que, em caso de acidente, quem está dentro do carro sem esse acessório pode sofrer graves ferimentos, que inclusive podem ser fatais. Exemplos disso são cada vez mais constantes.

BURACOS
As calçadas de Limeira, principalmente na área central, apresentam muitos problemas. Quando não há desnível, são os buracos que colocam em risco muitas pessoas que as utilizam. Não entendo o motivo de não haver uma fiscalização rigorosa por parte da Prefeitura sobre os proprietários de imóveis que não conservam suas calçadas. 

INDENIZAÇÃO
Na última semana, a Justiça de Limeira julgou parcialmente procedente uma ação de responsabilização movida por uma cidadã contra a Prefeitura. Ela caiu em uma calçada danificada na Praça Toledo Barros, em novembro do ano passado, e quebrou a perna. A indenização será de R$ 7 mil, além de 34 dias de salário, período em que ficou sem trabalhar. Portanto, fica o exemplo para quem passar por situação semelhante: buscar seus direitos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário