Pages

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Enfoque - 31-08-15



Coluna publicada na edição impressa de 31-08-15

TOQUE DE RECOLHER
A “brincadeira” de um rapaz de 19 anos na última semana, que deixou milhares de pessoas em pânico, com medo que um ataque ocorresse em Limeira e, em várias cidades da região, mostrou o poder das mídias sociais. Uma mensagem que simulava um toque de recolher, com frases ameaçadoras, foi capaz de aterrorizar muita gente, que deixou de comparecer ao trabalho, a escola e, de circular pela cidade.

CIDADE FANTASMA
Como trabalho no período noturno e sempre trafego pelo Centro no período na noite ao retornar para minha residência, pude observar que Limeira parecia uma “cidade fantasma” na noite de quarta-feira, pois ninguém caminhava pelas ruas, quase nenhum carro era visto e muitas, mas muitas viaturas mesmo, circulavam com o giroflex ligado. Foi um dia atípico, em que quase tudo parou por causa de uma mensagem difundida com muita rapidez pela internet.

EXEMPLO
Isso deve servir de exemplo para muitos pais, para que confiram como os filhos estão utilizando essas novas ferramentas disponíveis, que têm um poder enorme e podem fazer estragos, como foi o caso da última semana. Portanto, nunca é demais orientar os mais jovens sobre o bom uso da internet, como fonte de pesquisa, de distração, mas nunca para o lado da violência, dos xingamentos e das ofensas. É bom pensar nesse assunto.

EVENTO
O evento realizado na última semana na Praça Toledo Barros, com os caminhões de comida, foi considerado um sucesso pelos organizadores e pela Prefeitura. Muitas pessoas foram conferir e provar as mais diferentes oções de alimentos que eram servidos. Muitos gostaram e pedem que esse evento seja repetido mais vezes, pois movimenta a economia da cidade. Concordo, é sempre bom ver nossa cidade movimentada, com novas opções de lazer e gastronomia para a população.

IDEIA
Alguns comerciantes do ramo alimentício de Limeira chegaram a reclamar, dizendo que o dinheiro arrecadado na cidade foi para outros municípios. Mas entendo que esse evento pode até servir como uma ideia de se juntar alguns desses comerciantes locais, com apoio da Prefeitura, para desenvolver algum projeto parecido com este. Eles poderiam se reunir num determinado ponto para atrair os consumidores. 

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário