Pages

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Enfoque - 24-08-15



Coluna publicada na edição impressa de 24-08-15

TRÂNSITO
Achei interessante a pesquisa da Limite Consultoria publicada pela Gazeta na edição de ontem, que aborda o trânsito na visão dos motoristas de Limeira. O que mais incomoda os motoristas da cidade é a falta de paciência, apontada como a principal queixa dos condutores de veículos. Também foram citados os congestionamentos, os riscos de acidente e a falta de vagas.

ATRASADOS
Os dados da pesquisa foram comentados pela secretária de mobilidade Urbana, Andréa Julia Soares, e sou obrigado a concordar com ela em quase toda a sua análise. Os motoristas não se colocam no lugar do outro, pois não têm culpa se você é que está atrasado ou saiu tarde de casa. Isso é comum.

INTOLERÂNCIA
A pessoa se atrasa e depois quer encontrar as ruas livres para que possa tentar recuperar o tempo que perdeu. Se saísse de casa 5 ou 10 minutos antes, não ficaria tão incomodada com os congestionamentos. Para muitos, é mais fácil colocar a culpa no outro motorista, que é “lento ou desatento”. O que falta no trânsito é cidadania. Isso mostra que muitos motoristas são cada vez mais intolerantes no trânsito, pois levam os problemas pessoais para o volante.

VIOLÊNCIA
Atualmente está ficando comum alguém parar e dar passagem para uma pessoa atravessar uma faixa de pedestres e receber uma bela buzinada, como se estivesse fazendo a coisa errada. Isso, se ainda não for xingado e “agraciado” com algum gesto obsceno do motorista que vem logo atrás. Já houve casos que um erro qualquer, ou uma manobra malfeita, acabaram em agressão e até morte.

CONSCIENTIZAÇÃO
Para que o trânsito seja melhor é preciso a colaboração de todos. Dos responsáveis pelo Departamento de Trânsito, de sempre observar e tentar melhorar os pontos críticos e, dos motoristas, que devem ser mais conscientes quando estão conduzindo seus veículos. Só assim poderemos ter menos intolerância no trânsito.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário