Pages

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Enfoque - 10-08-15



Coluna publicada na edição impressa do dia 10-08-15

VIOLÊNCIA
As vezes tentamos entender as causas da violência, mas está cada vez mais difícil encontrar razões para explicar o que move alguém a tirar a vida de outra pessoa. Na noite de sexta-feira, Limeira teve um triplo homicídio, ocorrência policial que estamos mais acostumados a ver nos noticiários em capitais ou em cidades de grande porte. Mas isso também ocorre aqui, e três jovens foram executados sem a menor chance de defesa.

INVESTIGAÇÕES
As investigações dos policiais civis nos próximos dias podem esclarecer o que de fato motivou essa barbaridade mas, seja lá qual for a razão, ela é desproporcional, pois três famílias acabaram  atingidas pela perda de um ente querido. Tomara que os responsáveis sejam detidos e colocados atrás das grades.

COMOÇÃO
Outro crime violento e que causou grande comoção, principalmente no Rio Grande do Sul, foi a morte por espancamento de um jovem na saída de uma festa, em Charqueadas. Ao tentar proteger um casal de amigos, que era ameaçado dentro da festa, esse jovem pediu o apoio do pai, para buscá-los na saída do evento. Mas quando ele chegou, uma gangue aguardava lá fora e acabou por espancar esse jovem, que não tinha nada a ver com a desavença.

DOR
Mas o que chamou mesmo a atenção do noticiário nacional foi o depoimento do pai do garoto assassinado. Um engenheiro de 48 anos chorou ao dizer que o papel de um pai é proteger o filho e que ele não conseguiu isso, mesmo pedindo, tentando de todas as formas e até implorando que os agressores deixassem seu filho viver. Mais uma vida que se perdeu e, para o pai, a dor foi ainda maior, pois ocorreu uma semana antes do dia dos pais.

MANIFESTAÇÕES
O panelaço em várias partes do País quando do pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na televisão, na última semana, além das pesquisas, mostram que a popularidade do governo está cada vez mais baixa. As manifestações no próximo domingo devem ser mais intensas e apontar o total descontentamento da população com a atual crise econômica e política por que passamos. 

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário