Pages

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Enfoque - 30-09-13


Coluna publicada  na edição impressa de 30-09-13

VANDALISMO
O transporte coletivo de Limeira tem muitos problemas e sempre relatamos, neste espaço, as reclamações da população. Mas também é preciso alertar para o vandalismo, que muitos desses veículos são alvos. Matéria da Gazeta, na última semana, mostrou que pelo menos metade dos novos ônibus adquiridos para a frota da cidade já sofreu algum tipo de dano provocado por vândalos.

PROBLEMA SÉRIO
Esse problema é sério, e precisa ser combatido o mais rápido possível, tanto pelas autoridades como pelas empresas concessionárias e pelos próprios usuários, que devem informar à polícia quem são os responsáveis por arrancar bancos, quebrar vidros e causar outros problemas. Se os ônibus já não são lá muito bons, imagine como ficam após serem depredados. E quem acaba sofrendo as consequências são os próprios usuários.

RABEIRA
Outro problema sério que vem só aumentando em Limeira são os jovens com bicicletas que aproveitam para pegar “rabeira” nos ônibus, colocando em risco a própria vida, como podem causar até um acidente com outro veículo que trafegue atrás do coletivo. Esses jovens se agarram aos ônibus e, muitas vezes, até quebram as lanternas para ter onde segurar. Se os motoristas reclamam ou param os ônibus, são ameaçados e xingados por eles.

RABEIRA II
Recentemente vi uma cena dessas, bem na minha frente. Parei meu carro atrás de um ônibus, num semáforo, no Centro da cidade. Um rapaz, que estava em uma loja, viu o coletivo e saiu correndo. Pegou sua bicicleta na calçada, posicionou-a bem ao lado e se agarrou ao ônibus, aproveitando para seguir aquele trajeto sem ter que dar muitas pedaladas, mas numa atitude muito arriscada e perigosa, que também precisa ser combatida para evitar mortes.

CENTENÁRIO
Não poderia deixar de falar do centenário da Internacional, que acontece no próximo sábado. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a Inter sempre teve muita garra, como sua mascote, o Leão da Paulista. Como torcedor desse clube, desde minha infância, já vivi muitas emoções por causa do futebol e isso é algo que só sente quem gosta desse esporte. Pode ser alegria ou tristeza, o importante é continuar preservando essa paixão. Vida longa ao Leão.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário