Pages

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Enfoque - 02-09-13

Coluna publicada na edição impressa de 02-09-13
 
ABSOLVIÇÃO
Achei absurda a absolvição do deputado Natan Donadon pelo Congresso na última semana. Mesmo preso e condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos de prisão por desvio de recursos públicos e recolhido há dois meses no Presídio da Papuda, em Brasília, Donadon foi absolvido da cassação de seu mandato no plenário da Câmara dos Deputados.

SECRETA
O principal motivo dessa contradição entre o que a justiça determinou e o que os parlamentares decidiram é que, no Congresso, a votação foi secreta, e isso facilita a vida de quem não tem compromisso com a verdade, com os votos que recebeu durante a campanha. Na Justiça, a votação é aberta e pode ser vista pela televisão. A única coisa que vale para certos deputados é o corporativismo. Caso fique numa situação semelhante mais à frente, poderá contar com o mesmo “apoio” dos seus “colegas”.

VERGONHA
Isso é uma vergonha para a democracia. Essa notícia foi destaque em vários países, com análises de jornalistas que mostram que o Brasil ainda não é um país sério. Um deputado é preso, algemado, chega de camburão, mas é inocentado por seus pares no Congresso, numa votação realizada “na calada da noite”. Isso precisa acabar. Não dá mais para aceitar uma situação como esta.

PRESSÃO
O pior é que político só faz mudanças que realmente interessam à população quando é pressionado, como ocorreu em junho deste ano, quando as pessoas foram às ruas. Várias decisões naqueles dias foram favoráveis ao povo. Mas foi só as manifestações cessarem que eles começaram a olhar de novo para seus interesses pessoais, como sempre aconteceu. Desse jeito será preciso protestar toda semana.

CPI
Espero que os vereadores que compõem a CPI que vai apurar as irregularidades apontadas pelo Zé da Mix, em relação a contratação emergencial do serviço de combate à dengue, realizada pela Prefeitura, cumpram seu papel de fiscalização, como cobrei na última coluna. A Imprensa e a população de Limeira estarão atentos aos próximos passos que serão dados pelos parlamentares.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário