Coluna publicada na edição de 23-09-13
BOA NOTÍCIA
A Delegacia da Receita Federal de Limeira, que tem no comando Francisco
Carlos Serrano, ampliou o horário de atendimento ao público na cidade.
Agora, o atendimento ao contribuinte (pessoa física) é feito
ininterruptamente por 12 horas, das 7 às 19 horas. Para a Pessoa
Jurídica, o funcionamento é das 8h às 14h, com agendamento prévio (pelo
www.receita.fazenda.gov.br), exceto procuração eletrônica e cadastro de
senha previdenciária.
EXEMPLO
Esse tipo de atendimento diferenciado merede todos os elogios, pois
mesmo a Receita Federal não tendo um quadro de servidores como deveria, o
pessoal que trabalha em Limeira está mostrando comprometimento. Um
exemplo para outros setores do serviço público, tanto estadual, como
municipal, que pouco se importam com a população. Não basta reclamar, é
preciso se empenhar e dar sua parcela de contribuição.
BANCOS
Se de um lado a Receita melhora o atendimento, os bancos estão piorando
cada vez mais. Mesmo antes da paralisação dos bancários, o que mais se
vê nas agências são pessoas insatisfeitas com a demora para ser
atendidas. Em dias e horários de pico, quem chega numa fila de banco não
fica menos de meia hora, pois são poucos os caixas destacados para
atender o “povão”. Há situações em que esse tempo passa de uma hora.
Está cada vez mais insuportável utilizar uma agência bancária.
SEM FISCALIZAÇÃO
Existe uma Lei Muicipal que exige que o atendimento seja feito em 20
minutos, mas como não há fiscalização, os bancos não dão nem bola para a
legislação. Os banqueiros, como em todos os anos, continuam batendo
recordes de lucros, mas investem pouco na contratação de funcionários, o
que ajudaria a acabar com esse problema. Eles investem em equipamentos
eletrônicos pois querem acabar com o atendimento nas agências. O
objetivo é jogar todos os clientes para os caixas eletrônicos.
BASTA
As cenas de vandalismo que foram registradas na noite de sexta-feira,
nas imediações do Pátio Limeira Shopping, o enfrentamento dos jovens com
os policiais e as provocações feitas por eles dentro do centro
comercial, merecem um basta. Os adolescentes passaram dos limites e
alguma providência séria precisa ser tomada pelas autoridades. Os
shoppings foram concebidos justamente para ser um local seguro para
compras, lazer e entretenimento, mas nesse caso, os jovens que ficam nas
imediações, estão prejudicando quem busca tranquilidade.
José Antonio Encinas
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