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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Enfoque - 23-09-13

Coluna publicada na edição de 23-09-13
BOA NOTÍCIA
A Delegacia da Receita Federal de Limeira, que tem no comando Francisco Carlos Serrano, ampliou o horário de atendimento ao público na cidade. Agora, o atendimento ao contribuinte (pessoa física) é feito ininterruptamente por 12 horas, das 7 às 19 horas. Para a Pessoa Jurídica, o funcionamento é das 8h às 14h, com agendamento prévio (pelo www.receita.fazenda.gov.br), exceto procuração eletrônica e cadastro de senha previdenciária. 
EXEMPLO
Esse tipo de atendimento diferenciado merede todos os elogios, pois mesmo a Receita Federal não tendo um quadro de servidores como deveria, o pessoal que trabalha em Limeira está mostrando comprometimento. Um exemplo para outros setores do serviço público, tanto estadual, como municipal, que pouco se importam com a população. Não basta reclamar, é preciso se empenhar e dar sua parcela de contribuição.
BANCOS
Se de um lado a Receita melhora o atendimento, os bancos estão piorando cada vez mais. Mesmo antes da paralisação dos bancários, o que mais se vê nas agências são pessoas insatisfeitas com a demora para ser atendidas. Em dias e horários de pico, quem chega numa fila de banco não fica menos de meia hora, pois são poucos os caixas destacados para atender o “povão”. Há situações em que esse tempo passa de uma hora. Está cada vez mais insuportável utilizar uma agência bancária.
SEM FISCALIZAÇÃO
Existe uma Lei Muicipal que exige que o atendimento seja feito em 20 minutos, mas como não há fiscalização, os bancos não dão nem bola para a legislação. Os banqueiros, como em todos os anos, continuam batendo recordes de lucros, mas investem pouco na contratação de funcionários, o que ajudaria a acabar com esse problema. Eles investem em equipamentos eletrônicos pois querem acabar com o atendimento nas agências. O objetivo é jogar todos os clientes para os caixas eletrônicos.
BASTA
As cenas de vandalismo que foram registradas na noite de sexta-feira, nas imediações do Pátio Limeira Shopping, o enfrentamento dos jovens com os policiais e as provocações feitas por eles dentro do centro comercial, merecem um basta. Os adolescentes passaram dos limites e alguma providência séria precisa ser tomada pelas autoridades. Os shoppings foram concebidos justamente para ser um local seguro para compras, lazer e entretenimento, mas nesse caso, os jovens que ficam nas imediações, estão prejudicando quem busca tranquilidade.
José Antonio Encinas

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