Pages

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Enfoque - 27-05-13

Coluna publicada na edição impressa de 27-05-13

MULTAS
Na última semana, matéria publicada na Gazeta mostrou, com dados da Secretaria Municipal dos Transportes, que em média, 25 motoristas são multados diariamente por não usarem o cinto de segurança. Não é difícil escutar reclamações de que, na cidade, existe uma “fábrica de multas”, ainda mais com a implementação dos palmtops, que vão agilizar os processos de aplicação das infrações.

BARBEIRAGENS
Mas quem dirige em Limeira pode observar que, se a cidade tivesse mais agentes de trânsito, o número de multas dobraria ou triplicaria facilmente. A quantidade de “barbeiragens” que podemos observar na cidade é tamanha que deixam qualquer um de “cabelo em pé”. Muitas pessoas que são de outras cidades comentam isso.

SEM RESPEITO
Entre as infrações mais comuns estão a falta de seta na hora da conversão, não respeitar quem está na faixa de pedestres, trafegar pelo meio da rua como se não existissem outros motoristas na cidade, dificultando o fluxo de veículos e estacionar em qualquer lugar, mesmo naqueles onde é proibido parar e estacionar, além de usar vagas de idosos e deficientes.

JEITINHO
Para exemplificar, dia destes vi um taxista parar seu carro embaixo de uma placa de proibido parar e estacionar na Rua Dr. Trajano, num trecho de fluxo intenso e pensei: se até quem trabalha exclusivamente como motorista faz barbeiragens deste tipo, imagine aquele que tem um pouco menos de informação. Por isso é que, na maioria das vezes, a multa é necessária, pois o condutor sempre quer dar um jeitinho “para não perder o seu tempo”.

EDUCAÇÃO
Para melhorar um pouco essa situação seria necessária uma maior conscientização por parte dos motoristas, o que é muito difícil de ocorrer, pois a maioria das pessoas não costuma mudar os hábitos. A Secretaria Municipal de Transportes precisa investir na educação para o trânsito das crianças e dos jovens. Com isso, elas podem cobrar os pais sobre os erros que eles cometem ao conduzir seus veículos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário