Pages

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Enfoque (08-04-13)

Coluna publicada na edição impressa de 08-04-13
DENGUE
O aumento na quantidade de casos de dengue em Limeira chama a atenção de todos. Já foram confirmados pela Secretaria Municipal da Saúde 184 ocorrências dessa doença em 2013. É preciso que cada um faça a sua parte para evitar que a cidade novamente sofra com uma epidemia, como ocorreu em anos anteriores e acontece hoje em várias cidades do País. Campinas tem mais de 750 casos, Bauru já ultrapassou 2 mil, Belo Horizonte está com 8 mil e Goiânia tem mais de 42 mil casos.
PROLIFERAÇÃO
Portanto, se cada um não cuidar do seu quintal, observar objetos que possam reter a água da chuva, todos vamos correr o risco de contrair a dengue. Matéria publicada ontem na Gazeta mostrou que somente na Rua Álvaro Tank, no Cecap, ao menos 13 pessoas contraíram a doença. Isso mostra que a proliferação é rápida e, em pouco tempo, pode atingir milhares de pessoas.
ACIDENTES
O número de acidentes de trânsito tem crescido em Limeira na mesma proporção que a frota de veículos, que está próxima de 200 mil na cidade. O que é fácil observar é que grande parte desses acidentes tem motocicletas envolvidas. E a frota de motos cresce com mais rapidez, pois elas são mais baratas e ajudam os condutores a se livrar dos congestionamentos, que são cada vez mais comuns em todos os municípios.
PROBLEMAS
A convivência entre os condutores de carro e motocicleta no trânsito está cada vez mais perigosa. Cada um reclama do outro, pois os motoristas não gostam do fato de os motociclistas andarem sempre em alta velocidade, enquanto eles reclamam que são sempre “fechados” pelos condutores de carros. 
EQUILÍBRIO
Essa situação precisa melhorar e, para isso, seria interessante uma maior conscientização e equilíbrio de ambas as partes. Seria necessária uma campanha publicitária bem feita por parte da Secretaria de Transportes para ajudar nesse sentido. A Prefeitura sempre arrecadou muito com as multas de trânsito e deveria investir mais na prevenção de acidentes

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário