Pages

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Enfoque - 26-11-12

Coluna publicada na edição de 26-11-12

FURTOS DE VEÍCULOS
Os números de furtos de veículos divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na última semana deixaram muitos motoristas preocupados. Somente em outubro, 200 carros ou motos foram levados pelos bandidos em Limeira, sendo 148 furtos e outros 52 roubos, um aumento de 86% em relação ao mesmo mês em 2011.

SEGURO
Esses dados da SSP deixam receosos não apenas aqueles que não têm seguro de automóvel, mas também aqueles que possuem e terão que renová-lo em breve. Como todos sabem, as seguradoras recorrem ao índices desse tipo de crime para avaliar de quanto será o reajuste das apólices. Quanto mais furtos e roubos, maior o aumento, principalmente nos modelos de carros mais visados pelos bandidos.

FROTA
Outro fator que explica esse crescimento de furtos e roubos de veículos em nosso Município é o aumento da própria frota limeirense, que ultrapassou os 200 mil, entre carros, motos, utilitários e caminhões. Quanto mais veículos temos, mais ocorrências sobre esse patrimônio serão registrados na polícia.

DESMANCHES
Como já comentei neste espaço outras vezes, o aumento no número de furtos e roubos de veículos passa pelo comércio ilegal de peças de veículos, os famosos desmanches. Quando ocorrem várias operações das forças policiais visando fechar esse tipo de comércio clandestino de peças, cai também os índices de furtos e roubos de veículos. Por isso, é preciso intensificar esse tipo de fiscalização em Limeira.

SEGURANÇA
Achei muito boa a troca do secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, pelo procurador de Justiça, Fernando Grella Vieira, que tem um perfil de negociador. Além disso, o novo secretário parece disposto a trabalhar em conjunto com o governo federal, o que não estava ocorrendo com Ferreira Pinto, que não estava conseguindo vencer a batalha contra o crime organizado. A substituição tinha que acontecer, pois a quantidade de mortos nos últimos meses é assustadora.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário