Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Enfoque - 19-11-12

Coluna publicada na edição impressa de 19-11-12

BURACOS
O colega Ricardo Galzerano comentou na última semana (e concordo com ele) sobre os buracos e remendos no asfalto das avenidas do Parque Egisto Ragazzo. O Shopping Center Limeira será inaugurado nesta quinta-feira (dia 22) e, como o fluxo de veículos por aqueles lados vai aumentar bastante, seria importante que a Prefeitura providenciasse o recapeamento das principais avenidas do bairro. 
PLANEJAMENTO
É preciso lembrar as autoridades municipais que, além do público limeirense, virão muitos visitantes das cidades da região e, do jeito que as ruas e avenidas daquele bairro estão, fica feio para nosso Município deixá-las tão mal conservadas.  Como sempre cobrei neste espaço, o que falta em Limeira é um melhor planejamento sobre as nossas necessidades. 
200 MIL VEÍCULOS
Matéria publicada ontem pela Gazeta mostra que Limeira tem uma frota com mais de 200 mil veículos. Nos últimos dez anos, a quantidade dobrou na cidade, o que explica os congestionamentos constantes que temos que enfrentar quase que diariamente em vários trechos da cidade, principalmente nos horários de pico. Segundo especialistas, vários fatores colaboram para esse quadro.
FINANCIAMENTO
Mas o principal deles é o aquecimento da economia, pois as pessoas hoje têm mais condições de comprar carros e motos pela facilidade de financiamento. Os parcelamentos já chegaram a 60 meses ou mais, e continuam generosos, possibilitando o pagamento do bem em suaves pretasções. Isso colabora com o aumento da frota.
TRANSPORTE PÚBLICO
Em contrapartida, o transporte público da cidade continua deficiente, com ônibus velhos e lotados, falta de abrigos, ou seja, tudo colcaborando para reduzir a quantidade de usuários. Quem tem o mínimo de condições financeiras acaba investindo na compra de uma moto ou um carro usado para não enfrentar mais os trantornos causados nos ônibus urbanos. Com isso, cresce cada vez mais a frota de veículos e o trânsito vai se transformando num verdadeiro caos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário