Pages

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Enfoque 08-10-12

Coluna publicada na edição impressa de 08-10-12

SUJEIRA
E a tranquilidade marcou ontem as eleições municipais de Limeira. O único ponto negativo, que já é tradicional, pois ocorre sempre, é a sujeira feita pelos candidatos, que despejaram milhares de “santinhos” nas imediações das escolas que funcionam como seções eleitorais. Não sei se isso ajuda, mas o fato é que muitos continuam abusando desse expediente tão absurdo.

PREFEITO
A eleição de Paulo Hadich em primeiro turno confirma o que vem ocorrendo no País há alguns anos. Quando alguns candidatos se preocupam muito em atacar os adversários, os eleitores acabam desaprovando essa atitude. Em Limeira não foi diferente. Essa estratégia foi mostrada nas urnas.

PREFEITO II
Há dois meses, ninguém imaginaria que a eleição em Limeira fosse decidida no primeiro turno. A busca dos organizadores dos comitês eleitorais era tentar colocar seus candidatos no segundo turno. Mas na reta final a campanha de Hadich ganhou força, pois tinha pouca rejeição e isso o ajudou a garantir mais da metade dos votos válidos.

VEREADORES
Outra característica dessa eleição foram a abstenção e os votos brancos e nulos. Para prefeito, dos 201.368 eleitores, um pouco mais da metade, ou seja 62.608 decidiram não votar em ninguém. A abstenção somou 35.371 pessoas que nem saíram de casa para votar. Outros 16.277 votaram nulo e 10.960 em branco.

VEREADORES II
Os vereadores que votaram favoravelmente à permanência de Silvio Félix durante o processo de cassação, Nilce Segalla, Silvio Brito e Iraciara Basseto (não teve os votos contabilizados) não tiveram uma votação boa e ficaram fora do novo Legislativo.

José Antonio Encinas
 

0 comentários:

Postar um comentário