Pages

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Enfoque - 30-07-12

Coluna publicada na edição impressa de 30-07-12

INSEGURANÇA
Os moradores e comerciantes da Boa Vista estão apreensivos com tantos furtos e roubos naquele bairro. Matéria publicada na última sexta-feira mostrou vários exemplos de pessoas que sentiram na pele esse tipo de violência. Chamou a atenção o caso de uma dona de salão de beleza, que teve seu estabelecimento invadido seis vezes em menos de um mês. Ela decidiu fechar as portas.

INSEGURANÇA II
O prejuízo dessas pessoas têm sido enorme e é necessário um maior policiamento nesses bairros que apresentam elevados índices de ocorrências. Atualmente, as pessoas estão investindo muito dinheiro em equipamentos de segurança, mas nem sempre eles evitam que o crime seja cometido. Só os comerciantes desse setor é que são prejudicados com tantos furtos e roubos.

MOTOCICLETAS
Nas últimas semanas vários casos de motociclistas limeirenses que foram mortos no trânsito chamaram a atenção para o perigo desse meio de transporte cada vez mais popular no País. As motos são muito importantes, pois atualmente é difícil imaginar como seria o trânsito se elas não existissem. Com certeza, mais carros estariam nas ruas e o caos estaria instalado.

PERIGO
No entanto, desde muito jovem, sempre tive minhas dúvidas em relação à segurança desse meio de transporte. Optei por não tirar a habilitação para conduzi-la, pois sabia que se tivesse a CNH em mãos acabaria em cima de uma delas. Acho que fiz a opção correta, pois a quantidade de pessoas que perdem a vida por causa de acidentes com motos é assustador.

ACIDENTES
A quem vá questionar, dizer que acidentes envolvendo carros também são constantes e, muitas vezes, fatais. Concordo, mas com o motociclista, qualquer acidente é grave, mesmo aqueles que ocorrem dentro do perímetro urbano. Na maioria das vezes, quando não é fatal, deixa sérias sequelas. Não quero com isso condenar quem usa motocicleta, pelo contrário, apenas sugiro que usem o capacete e todos os demais equipamentos de segurança possíveis. É uma forma de, em caso de acidentes menos graves, evitar contusões e fraturas mais sérias.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário