Pages

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Enfoque - 16-07-12


Coluna publicada na edição impressa de 16-07-12.

ELZA

A morte de Elza Tank na última semana causou muita comoção entre as milhares de pessoas que a idolatravam. As votações que ela obteve ao longo da carreira política provam como era querida, principalmente na classe mais carente da população. Elza sempre agia de forma assistencialista, ajudando as pessoas que a procuravam.

MAIS NECESSITADOS

Mas ela também não esquecia de brigar para que toda população tivesse acesso as campanhas de prevenção a doenças comoncer de mama e próstata, aos direitos da mulher e a tantos outros assuntos que lhe davam um aspecto de “mãezona”, aquela que estava sempre disponível para ajudar os mais necessitados.

LEALDADE

E essa ajuda que ela prestava acabava rendendo popularidade e votações expressivas, como a que teve por seis vezes para vereadora e a que a levou para a Assembleia Legislativa, em 1994. Elza fazia política de uma forma antiga, com mãos de ferro, mas tinha uma característica rara nos políticos mais jovens. Ela sempre foi muito leal para com aqueles com quem era aliada, o que lhe rendeu o respeito até mesmo dos seus opositores.

RIGIDEZ

Outra virtude que sempre vi na política Elza Tank foi a sua rigidez para com os prazos. Quando ela pedia para que alguma coisa fosse feita, cobrava de seus subordindos muita agilidade, para que ninguém ficasse esperando por aquilo que havia pedido a ela. Embora não concordasse com essa forma de fazer política, reconheço que Elza conquistou seu espaço na história de Limeira.

ANHANGÜERA

E mudando de assunto, o tráfego de veículos nas rodovias Anhangüera e Dom Pedro está cada vez mais intenso e, para quem não utiliza com tanta frequência estas duas estradas como eu, os transtornos são grandes. No período da manhã, quem está na Anhangüera e vai acessar a Dom Pedro, enfrenta congestionamento de alguns quilômetros. O mesmo acontece no início da noite, no sentido contrário, deixando os motoristas irritados com a lentidão. As concessionárias estão executando obras de ampliação de faixas. Tomara que elas amenizem essa situação desagradável.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário