Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Coluna publicada na edição impressa de 19-09-11

JOÃO FERRAZ

A perda do querido João Ferraz, na última semana, foi muito sentida por todos aqueles que o conheceram. Pessoa íntegra, sincera e que sempre tinha uma boa história para contar. Como disse o colega Cláudio Bontorim, ele fará falta na cobertura da Copa Gazeta e no terceiro tempo.

PERDA
Mas além disso, o João Ferraz também fará muita falta nos comentários das partidas dos times limeirenses, nos quais foi ídolo como atleta e arregimentou uma grande quantidade de fãs e amigos. Fará falta pelo seu conhecimento das quatro linhas, mas, principalmente, para toda a sua família, que tanto amava e respeitava.

SEMÁFOROS
Na última semana comentei a falta de sincronia dos semáforos, e meu colega Ricardo Galzerano também não fugiu do assunto. Ele disse, em sua coluna, que “a questão dos semáforos em Limeira já transcendeu a área técnica: agora é para a psiquiatria”. Com bom humor, Ricardo diz que “a falta de sincronismo está deixando todo mundo irritado, estressado, à beira de um ataque de nervos. Chama o Freud! Deitemos todos no divã!”. Logo, logo, todos estaremos precisando de um psiquiatra.

PREVENÇÃO
Na última semana fiz um curso sobre prevenção de acidentes de trabalho, e isso me fez recordar de alguns incêndios na cidade. Um deles chamou bastante a atenção, pois ocorreu no centro da cidade há três anos e destruiu uma loja de calçados. Por sorte, na época, ninguém ficou ferido e só houve danos materiais.

REFLEXÃO
Esse fato e mais os casos relatados no curso, fizeram-me refletir sobre esse assunto e perceber que na nossa cidade faz tempo que não há exercícios simulados para treinamento dos bombeiros e também das demais pessoas envolvidas em atendimento a um possível acidente de grandes proporções.

SIMULADO
Se não estiver enganado, o último simulado ocorreu há mais de cinco anos e envolveu atiradores do TG de Limeira e bombeiros. Meses antes, também houve um exercício simulado ao lado do Limeirão, com empresas de transportes de cargas inflamáveis.

EXERCÍCIO
Esse exercício foi importante porque mobilizou, na época, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, GM e PM de Limeira e de outras quatro cidades vizinhas, deixando muitas pessoas bem preparadas para um possível evento de maior gravidade.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário