Pages

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Coluna publicada na edição impressa de 12-09-11

ANIVERSÁRIO

Limeira completa 185 anos na quinta-feira e deve receber nos próximos dias uma ótima notícia que vai ser a instalação de uma fábrica da Samsung. Uma empresa de grande porte que deverá atrair várias outras de menor porte como fornecedoras de peças. O desenvolvimento da cidade continua, mas poderia estar ainda mais evidente se houvesse uma união de forças da sociedade.

LIMEIRA 2020
Como exemplo, em 2004, foi lançado o projeto Limeira 2020, com a participação de empresários, políticos, representantes comunitários, profissionais liberais e membros de diversos segmentos da sociedade. Quase 200 pessoas participaram da Conferência de Construção do Futuro de Limeira, na qual todos puderam apresentar aspectos que poderiam incentivar o desenvolvimento do Município até 2020.

DESENVOLVIMENTO
O projeto era muito interessante e, se tivesse tido sequência poderia ajudar, e muito, no desenvolvimento sustentável da cidade. Para se ter uma ideia, na época também foram discutidos outros pontos, como o avanço tecnológico, a migração, a qualidade da educação e o saneamento ambiental, ou seja, tudo aquilo que é essencial para um crescimento sem maiores problemas no futuro.
PARTICIPAÇÃO
Mas essa falta de união acabou por sepultar esse projeto. Atualmente o poder público determina, a seu modo, como deve ser o desenvolvimento do Município, sem uma participação maior da sociedade. Com uma divisão desse planejamento com especialistas de vários setores, com certeza a cidade só teria a ganhar. Quem sabe, em breve, um projeto semelhante àquele não seja colocado em prática novamente? Limeira precisa disso.

SEMÁFOROS
A falta de sincronização dos semáforos em várias ruas centrais vem deixando os motoristas cada vez mais irritados. Está difícil trafegar por algum trecho onde a “onda verde” esteja funcionando de acordo. Quase sempre você trafega por um ou dois quarteirões e logo encontra o sinal fechado.

SEMÁFOROS II
O secretário de Transportes, Rodrigo Oliveira, reconheceu na última sexta-feira, durante o programa A Voz do Povo, da Rádio Educadora, que a situação está ruim mesmo. Ele disse que já contatou a empresa que presta manutenção nos semáforos para fazer, nos próximos dias, um novo trabalho de programação, para deixar tudo sincronizado. Tomara que isso ocorra em breve mesmo.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário