Pages

segunda-feira, 14 de março de 2011

Coluna publicada na edição impressa do dia 14-03-11

MOTORISTAS

Vários leitores estão encaminhando críticas ao comportamento dos motoristas de Limeira para a coluna. Na última semana, Marco Antonio Passos, que trabalha como representante comercial e viaja para várias cidades da região fez um comentário interessante sobre os motoristas limeirenses, em comparação aos de outros municípios.

DIFERENÇA
Marco visita mensalmente além de Limeira mais 12 cidades e quando volta para cá sente imediatamente a diferença na habilidade e a falta de educação de parte dos motoristas da nossa cidade. “Quando estou seguindo por uma preferencial e um veículo aponta na esquina, o motorista vê que você está se aproximando e entra na frente sem hesitar. Para evitar uma colisão traseira, temos que diminuir bruscamente a velocidade”, relatou.

EXEMPLO
“Um exemplo disso ocorreu recentemente na avenida Campinas, quando um Gol vermelho subiu no canteiro central para não colidir com outro Gol de cor verde que entrou em sua frente sem seguir a sinalização. Resultado: prejuízo para o condutor Gol vermelho que teve o pneu cortado na guia e o outro condutor seguiu seu caminho e talvez não tenha percebido o estrago que fez, que poderia ter sido ainda pior”, explicou o leitor, acrescentando que “isto é comum em todos os pontos onde há este tipo de cruzamento e em vias de maior movimento, mas em outras cidades não acontece”.

AUTOESCOLAS
Para Marco Antonio, além dos possíveis culpados pelos fatos citados na coluna, as autoescolas e seus instrutores, poderiam ser melhores preparados para tentar corrigir parte destas situações que são frequentes em Limeira e não em outras cidades. “Isto deveria acontecer já, para que as próximas gerações de motoristas possam melhorar sua postura e habilidade ao volante e consequentemente diminuir o índice de acidente na cidade”, opinou ele, que é nascido e criado em Limeira.

MÁ FAMA
O leitor afirma que gosta muito da sua cidade e por isso vive aqui há 42 anos, mas quando recebe visitas de parentes e colegas de trabalho de outros municípios, unanimemente os comentários são negativos em relação ao comportamento dos condutores daqui. “Não estou generalizando, mas é a grande maioria”, garante ele. Acredito que existem mesmo muitos condutores que são egoístas, não enxergam o trânsito como coletivo e por isso agem desta maneira, pensando apenas neles, na pressa que têm para chegar a algum lugar, sem se importar com que está no outro veículo.

DENGUE
O aumento no número de casos de dengue em Limeira é preocupante, pois estamos em uma época de muitas chuvas. Com isso, também cresce a quantidade de criadouros do mosquito transmissor, pois como vemos com freqüência nas páginas da Gazeta e em diversos bairros da cidade, muitas pessoas jogam lixo e entulho em terrenos baldios. Portanto, para que não tenhamos novamente uma epidemia dessa doença, cada um de nós deve se preocupar com esse assunto e fazer a sua parte, cuidando da sua casa e orientando vizinhos e amigos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário