Pages

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Coluna publicada na edição impressa de 29-11-10

GUARDA MUNICIPAL
Os últimos episódios envolvendo furtos e roubo ao Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e atos de vandalismo a prédios e espaços públicos, como o Parque Cidade, mostram que o município está precisando de mais guardas municipais. O efetivo atual vem sendo usado no combate à violência (trabalho que deveria ser das polícias Civil e Militar) do que cuida do patrimônio público.

ESTRUTURA
Também não é de hoje que os guardas reclamam da falta de estrutura para trabalhar, principalmente no que se refere a viaturas. Recentemente a Gazeta mostrou uma viatura da GM com pneus carecas. Mas não é só isso. Muitos guardas, para não ficar sem carros para trabalhar, pedem ajuda de mecânicos amigos para consertar os veículos.

INVESTIMENTO
A Prefeitura poderia e deveria investir mais em segurança pública. Um concurso público foi feito há muito tempo e até hoje nenhum guarda foi contratado, o que ampliaria o efetivo e daria ao cidadão que paga seus impostos, uma sensação maior de segurança. Enquanto isso, vamos continuar inseguros e os prédios públicos sendo alvos da ação de marginais.

PARQUÍMETRO
Um leitor da coluna comentou que na última semana tentou colocar algumas moedas de 5 e de 10 centavos no parquímetro, mas várias delas foram recusadas pelo equipamento. Com isso, procurou e não encontrou nenhuma monitora por volta das 14h de quinta-feira. Mas a surpresa veio ao retornar de seu compromisso. Uma notificação de multa, que foi obrigado a pagar para não ser multado e ainda perder pontos em sua CNH. Esse problema tem sido constante e já recebi muitas moedas recusadas pelo parquímetro. A HoraPark deveria resolver essa questão.

COMÉRCIO
Os lojistas de Limeira estão na expectativa de melhorar as vendas. É que muitas empresas já pagaram a primeira parcela do 13º salário e outras já vão pagar a segunda parcela junto com o pagamento, na próxima semana. Segundo alguns comerciantes, por enquanto as pessoas estão pesquisando preços para efetuar a compra apenas após receber o “dinheiro extra”.

ALERTA
E falando em 13º salário, as pessoas precisam redobrar a atenção com os golpistas. Mesmo com a presença de policiais militares e guardas municipais nas ruas centrais, é bom não facilitar, pois é grande a quantidade de pessoas que fica esperando uma boa oportunidade para tentar aplicar um golpe ou mesmo praticar um furto. Todo cuidado é pouco.

POUCAS VAGAS
São cada vez maiores as reclamações em relação à falta de vagas de estacionamento na área central da cidade. E não são apenas os motoristas que sofrem, muitos motociclistas também não encontram vagas nos espaços destinados às motocicletas. A venda desse tipo de veículo aumentou consideravelmente nos últimos anos e vem crescendo, o que não ocorre com os locais para estacionamento de motos. Só para lembrar, começa a valer hoje a ampliação da área azul no Centro Acima.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário