Pages

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Coluna publicada na edição impressa de 22-11-10

PARCERIA
A parceria firmada entre a Vara da Infância e Juventude, a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) na última semana, visando à redução da delinquência de menores na cidade merece todos os elogios. A iniciativa da juíza Daniela Mie Murata Barrichello, que se reuniu com representantes das forças policiais, mostra preocupação com a atual situação.

VANDALISMO
Recentemente a Gazeta publicou reportagem apontando atos de vandalismo quase diários na escola estadual Dom Tarcísio do Amaral, no Jardim Aeroporto. Na oportunidade, a reportagem encontrou vidros quebrados, salas sem portas e destruição por toda parte, sem contar que ocorreram rebeliões de alunos revoltados com a comida servida.

IMPLANTAÇÃO
Essa revolta da direção da escola, que encontrava dificuldade para solucionar essa questão, levou os profissionais a pedir ajuda do Poder Judiciário. Agora, com essa parceria, que ainda está em fase de implantação, esperamos que as coisas melhorem nesta instituição e também naquelas que participarem desse programa que contará com o apoio das forças policiais, que vão atuar em caráter educativo.

SUSPENSÃO
Na última semana comentei que decisão do Tribunal de Justiça que condenou e suspendeu, por oito anos, os direitos políticos do prefeito Silvio Félix (PDT), da vereadora Iraciara Bassetto (PV) e dos ex-prefeitos Pedrinho Kühl (PSDB) e José Carlos Pejon (PSC) poderá promover uma mudança brusca no cenário político da cidade nos próximos anos. Essa condenação atende recurso do Ministério Público, que viu irregularidade na manutenção de Iraciara no cargo de procuradora jurídica do Município, pois ela exercia o mandato de vereadora nas duas últimas legislaturas.

SERÁ?
O leitor Ricardo Scuracchio enviou e-mail para a coluna e disse que a suspensão dos direitos políticos desse caso “não vai dar em nada”. Segundo ele, um escritório jurídico de São Paulo, contratado pelo prefeito, afirma que vai derrubar as decisões porque a Câmara Municipal de Limeira deveria, “obrigatoriamente”, ser citada e fazer parte do processo, o que não ocorreu. Com isso, a sentença ficaria passível de invalidade. Vamos aguardar para conferir.

BANHEIRO FAMÍLIA
Na última semana o vereador Silvio Brito (PDT) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal, que obriga estabelecimentos públicos, como shopping centers, hipermercados e clubes esportivos a instalar o “Banheiro Família”. Achei a ideia muito interessante, pois como pai de uma menina, já passei por apuros quando estava sozinho com ela.

BANHEIRO FAMÍLIA II
O complicado desta situação é a impossibilidade de entrar com a criança num banheiro público de adulto do sexo diferente. Os homens acabam precisando da ajuda de alguém do sexo feminino para acompanhar a filha pequena até o banheiro. Em muitas cidades o banheiro família é bastante comum e não há constrangimento entre as pessoas que o utilizam. Por isso, acho que essa medida deveria ser adotada em Limeira também, como já faz um hipermercado da cidade.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário