Pages

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Coluna publicada na edição impressa de 08-11-10


ASFALTO

Leitor entrou em contato com a coluna e disse que o asfalto da Vila Cláudia, onde reside há mais de 30 anos, é o mesmo de quando era garoto. Ele reclama que o valor do IPTU arrecadado pela Prefeitura nesse bairro e imediações é enorme, devido a qualidade das casas, mas os moradores não têm o retorno que merecem, pois as ruas nunca foram recapeadas. Como exemplo ele cita as ruas Guararapes, Benedito Kühl, Paraíba e Pernambuco, além da Av. Antonio Ometto.

ASFALTO II

Concordo plenamente com o leitor. Também morei quando criança nas proximidades (Vila Rosália) e sei que as ruas continuam com o mesmo asfalto daquela época, com exceção da Rua Ceará, que foi recapeada. O pavimento na região da Santa Casa e bairros próximos é muito ruim. O máximo que recebem é um remendo aqui e outro ali.

VIADUTO DA FORD

Outro assunto abordado pelo leitor é em relação ao perigo de acidentes na rotatória do Viaduto Antonio Feres (Ford). Segundo ele, os motoristas que trafegam sentido Vila Camargo-Centro pelo viaduto acabam avançando a preferencial de quem está seguindo pela rotatória. O leitor que trafega diariamente por esse local diz que toda semana tem acidente ali. É preciso que as autoridades de trânsito observem essas ocorrências para buscar formas de amenizar esse problema.

LOUSAS ELETRÔNICAS

Muito importante a lembrança do vereador Mário Botion sobre as lousas eletrônicas adquiridas pela Prefeitura há muito tempo e que ainda não estão plenamente em funcionamento nas salas de aulas da rede municipal. Ele apresentou requerimento na Câmara que questiona o Executivo sobre esse atraso.

INVESTIMENTO

A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 1 milhão na aquisição de 195 lousas digitais para que fossem instaladas em 81 escolas, mas até agora não houve treinamento para todos os professores. Apenas alguns coordenadores estão aptos para usar o equipamento. No ano passado a Secretaria da Educação afirmou que as lousas estariam instaladas na maioria das escolas até março deste ano, o que não ocorreu em muitas delas.

PLANEJAMENTO

Pelo investimento que foi feito, seria fundamental planejar o treinamento dos professores para que eles saibam utilizar esse equipamento. Imagine um profissional sem saber usar a lousa adequadamente. Ele seria motivo de chacota dos próprios alunos.

CURSOS

Por isso, a Secretaria da Educação precisa, o quanto antes, promover cursos para que todos os professores saibam usar esse material moderno, que será muito útil no aprendizado dos jovens, mas se ficar parado muito tempo, pode acabar se deteriorando.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário