Pages

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Coluna publicada na edição impressa do dia 25-10-10

RADAR COLORIDO
Na última semana comentei sobre o projeto de lei apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Carlinhos Silva (PDT) que obriga as empresas responsáveis pela instalação e manutenção dos radares a pintar os equipamentos com cores chamativas para facilitar a visualização. Disse que havia (como há) outros assuntos muito mais importantes para serem observados pelos vereadores. E citei a coleta de lixo reciclável, que é deficiente em Limeira.

RESPOSTA
O vereador encaminhou um ofício para a coluna justificando o seu projeto. Disse que cobrar do Executivo o cumprimento de resoluções ditadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), objetivando a preservação e proteção de vidas de condutores e pedestres é de extrema importância.

RESPOSTA II
Com relação a coleta seletiva de lixo, o vereador encaminhou cópia de requerimento apresentado à Câmara Municipal, protocolado no dia 14, quatro dias antes da publicação da coluna. Nesse documento, Carlinhos questiona a Prefeitura sobre quais providências já foram tomadas para a disposição do sistema de coleta seletiva de lixo no município e pergunta se a empresa responsável pela coleta de lixo já iniciou a implantação do sistema na cidade?

LIXO RECICLÁVEL
Essas informações são importantíssimas, pois são poucas as pessoas que reciclam o lixo doméstico. A grande maioria coloca o lixo na rua e tudo acaba no aterro sanitário, que está praticamente saturado. O vereador disse que separa o seu lixo e encaminha para uma ecocoletora do Jardim Ernesto Kühl.

COBRANÇA
Seria importante se a população da cidade toda tivesse para quem destinar o lixo reciclável. Cabe ao Município a responsabilidade de disponibilizar esse serviço e aos vereadores fazer a cobrança, como fez Carlinhos Silva na última semana. Espero que o vereador continue questionando esse e outros assuntos de interesse da comunidade.

VANS ESCOLARES
Na última semana um condutor de transporte escolar entrou em contato com a coluna e disse que não acha justa a suspensão da fiscalização das vans. Segundo ele, teve que investir para deixar seu veículo em ordem e adequado as exigências da Prefeitura, existem muitos proprietários de vans que continuam trabalhando normalmente, mesmo sem passar pela vistoria obrigatória. Alguns colocam em risco a vida das crianças por causa da superlotação e falta de equipamentos de segurança.

RESPONSABILIDADE
Os pais que pagam pelo transporte escolar de seus filhos deveriam, antes de mais nada, verificar se o condutor é habilitado para tal função e se o veículo atende às exigências para esse tipo de transporte. Mas muitas pessoas ainda observam apenas o preço mais baixo cobrado por quem geralmente não está regularizado. Para fazer um trabalho tão importante como este, o condutor deveria ter como lema a responsabilidade.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário