Pages

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Coluna publicada na edição impressa do dia 11-10-10

ELEIÇÃO
Na última semana abordei na coluna, escrita antes da conclusão da apuração da eleição, que ainda não era possível saber se a cidade havia ou não conseguido fazer algum deputado. Fizemos um (federal), o pastor Otoniel Lima, que na verdade foi eleito graças aos votos dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus na região e em outras cidades do Estado.

DEPUTADO
Se dependesse apenas dos votos de Limeira, não teria sido eleito, pois teve pouco mais de 4 mil votos no município. Nas entrevistas, ele garante que vai atuar por Limeira, pois reside aqui e vai continuar morando na cidade, apesar de ter que passar a maior parte do tempo em Brasília a partir do próximo ano. Em nível estadual, a cidade vai ter que continuar mendigando apoio de deputados eleitos pela região.

DESPERDÍCIO
Foi um grande desperdício de votos o que mais de 130 mil eleitores limeirenses fizeram ao escolher candidatos de fora. Tudo bem que cada um vota em quem acha mais capaz de fazer um bom trabalho. Mas a cidade perdeu a chance de eleger deputados, que deixaram de ser eleitos por pouco mais de 3 mil votos.

CANDIDATOS
Outro aspecto a se lamentar foi a grande quantidade de candidatos em Limeira que, muitas vezes, não atingem nem mesmo votação para serem eleitos vereadores. Mas a soma de seus votos pode fazer falta para a eleição de um outro candidato.

UNIÃO
Como em eleições anteriores, faltou união para que a cidade também pudesse eleger deputados. E isso parece que nunca vai ocorrer, pois muitos disputam o pleito para agradar seus partidos, mesmo sabendo que não têm condições de serem eleitos. Outros entram na corrida eleitoral para “marcar o nome”, vislumbrando uma próxima eleição.

GREVE
Os transtornos causados pela greve dos bancários são incalculáveis, principalmente para os usuários que precisam dos serviços mais simples, como pagar uma conta. A greve é justa, mas o sindicato deveria optar por uma data que não prejudicasse tanto a classe trabalhadora. Com essa situação, as lotéricas passaram a ficar lotadas e muitas pessoas perdem horas nas filas.

GREVE II
Os banqueiros, que a cada balanço divulgado de suas instituições financeiras, ficam mais ricos, também não se importam de pagar salários mais justos. Com isso, essa queda de braço só causa transtornos na vida das pessoas que precisam utilizar os bancos. Com a continuidade da greve nesta semana, quem for utilizar os caixas eletrônicos ou tiver que pegar uma fila numa casa lotérica, terá que ter muita paciência.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário