Pages

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Texto do jornalista publicado na coluna impressa da edição de 07-06-10

RECICLAGEM
Já abordei o baixo índice de reciclagem do lixo em Limeira na coluna algumas vezes. Mas como no sábado foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, não resisti em falar mais uma vez. Quando é que a Prefeitura vai desenvolver um projeto para ampliar a reciclagem de lixo na cidade? Será que não existe interesse em fazer esse tipo de coleta e reaproveitar parte desse lixo?

ATERRO SANITÁRIO
O problema maior é que o aterro sanitário está praticamente saturado e a Prefeitura insiste em pedir a prorrogação da licença de operação para a Cetesb, que por sua vez, já alertou sobre os problemas que isso pode causar. Vai chegar o momento em que a licença não será mais prorrogada e a Prefeitura terá que enviar o lixo para aterros de outras cidades, enquanto não tiver a aprovação do Eia/Rima para a construção do novo aterro. Imagine o custo que o Município vai ter se tiver que transportar esse lixo para outras cidades!

COLETA SELETIVA
Será que se houvesse em Limeira uma coleta seletiva de lixo o nosso aterro estaria na situação atual? É claro que não. Por que não investir em novas cooperativas e gerar postos de trabalho para muitas pessoas que hoje estão sem emprego e não têm qualificação profissional? Atualmente só a Aril e outras duas pequenas cooperativas fazem esse serviço, mas o potencial de reciclagem de lixo da cidade é enorme.

MEIO AMBIENTE
Além de gerar empregos, a reciclagem também é importantíssima para evitar que o meio ambiente seja degradado. Se houvesse campanhas de conscientização bem feitas, a população participaria da separação dos materiais que podem ser reciclados. Em cada bairro, um grupo de pessoas poderia ser cadastrado para recolher esse material e depois vendê-lo para a cooperativa. Isso iria gerar recursos para uma grande quantidade de desempregados.

HIPERTENSÃO
A quantidade de pessoas com hipertensão vem aumentando muito no País. Em Limeira a situação não é diferente e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 25 mil limeirenses retiram remédios para pressão alta mensalmente na rede pública. Uma orientação fundamental para os hipertensos é buscar acompanhamento médico e criar hábitos saudáveis no seu dia-a-dia. A atividade física, o combate ao sedentarismo são muito importantes. Cada um tem que fazer tudo aquilo que é necessário, mesmo que pareça sacrifício, para manter “a saúde em dia”.

MUDANÇA DE HÁBITOS
Algumas pequenas mudanças de hábitos já colaboram para a melhoria da saúde do cidadão, como, por exemplo, reduzir o consumo de sal nas refeições e de alimentos gordurosos. Para quem mora em prédios é bom trocar o elevador pela escada e, para quem usa ônibus, descer um ponto antes e andar um pouquinho mais, no seu trajeto para o trabalho.

CONSCIÊNCIA
Enfim, é preciso estar consciente da necessidade de fazer pelo menos 30 minutos de exercícios, pelo menos três vezes por semana, para evitar essa doença. Para quem puder frequentar uma academia ou fazer caminhadas constantes, melhor ainda.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário