Pages

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Coluna publicada na edição impressa do dia 28-06-10

“HOMEM-FORTE”
O ex-secretário Ítalo Ponzo Junior, apesar de ter deixado o alto escalão do governo Félix, continua sendo o “homem forte” dentro da administração. Fontes ligadas ao Planejamento afirmam que Ítalo ainda emite opiniões sobre vários assuntos relativos à Prefeitura.

AVENIDA I
Na última coluna abordei neste espaço reclamação de uma leitora sobre a dificuldade que as pessoas encontram para atravessar a Avenida Maria Thereza de Barros Camargo, nos horários de pico. Outros leitores entraram em contato com a redação e confirmaram a situação, reforçando também o perigo na travessia nessa mesma avenida, dos alunos, em frente ao Colégio Portinari.

AVENIDA II
Um leitor que transita diariamente pelo local comentou que foram solicitados à Prefeitura estudos para instalação de um semáforo para pedestres em frente ao colégio, com pintura de faixa de segurança ou mesmo o deslocamento do radar fixo que se encontra instalado no começo da subida dessa via, para ficar mais próximo da escola. Da forma como está, os alunos estão correndo sérios riscos de atropelamento.

AVENIDA III
Outra observação interessante é que aquele local não possui muitas alternativas de rotatórias. Os carros dos pais de alunos que descem a via são obrigados a fazer retorno em frente ao Centreville, o que dificulta ainda mais o tráfego. A Prefeitura deveria fazer a medição de fluxo de veículos nos horários de entrada e saída da escola, para constatar a necessidade de alguma medida para amenizar os perigos de atropelamento.

MAIS RIGOR
Concordo plenamente com a determinação da juíza da Vara da Infância e Juventude, Daniela Mie Murata Barrichello, que baixou portaria tornando mais rigoroso o acesso de adolescentes em festas e eventos em Limeira e Iracemápolis. A partir de agora, menores de idade terão que apresentar RG na entrada de festas e eventos.

SANÇÕES
Sem essa exigência, era muito fácil para qualquer menor ter acesso às festas. Em caso de descumprimento dessa portaria, os responsáveis ficam sob pena de sofrer sanções judiciais. Isso vale para os pais ou responsáveis, clubes e organizadores.

VOLUNTÁRIOS
Esse rigor adotado pela Justiça levou em conta o trabalho feito por voluntários, desde março. Eles flagraram diversas irregularidades em eventos, principalmente menores fazendo uso de bebidas alcoólicas, acessando festas impróprias para a idade e desacompanhados dos pais. Isso tinha que ser coibido.

CARTAZES
Outra determinação da juíza é que os organizadores, os clubes e os locadores de espaço deverão imprimir nos bilhetes, ingressos, convites ou senhas, os limites de idade constantes nos alvarás. Além disso, são obrigados a afixar cartazes informando os limites etários nos pontos de venda de ingressos e nos próprios locais em que se realizarem os eventos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário