Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Coluna do jornalista publicada na edição impressa do dia 31-05-10

POLÍTICA
A desistência da vereadora Elza Tank de participar da eleição deste ano buscando uma cadeira para deputado federal deixou muitos pré-candidatos da cidade satisfeitos. Acreditam que vão contabilizar boa parte da votação que estava destinada à veterana vereadora. Por sinal, ela disse que estava abdicando de concorrer justamente para “ajudar” os demais pré-candidatos.

ELEIÇÃO I
Só que isso vai ocorrer parcialmente, pois o partido de Elza vai exigir um candidato na cidade. Sei que cada partido precisa preencher uma determinada quantidade de candidatos numa eleição para que seus votos ajudem a eleger aqueles da legenda que tiverem maior votação. E esse deve ter sido o motivo do PTB avisar que vai escolher a também vereadora Nilce Segalla para o lugar de Elza.

ELEIÇÃO II
Portanto, mesmo não tendo a possível votação que Elza teria, a delegada também deve ser bem votada, pois em todas as últimas eleições teve muitos votos, suficientes para elege-la vereadora. Com isso, milhares de votos que poderiam ajudar a fazer algum deputado do município vão mesmo ser contabilizados para eleger alguns dos “caciques do PTB”.

SAIDINHA
Na última semana comentei da reunião feita na Acil com diversas autoridades empenhadas em reduzir a quantidade de “saidinhas bancárias”, ou seja, os roubos após o cliente deixar os bancos da cidade. Mas apesar da boa intenção da maioria, os casos não param de ocorrer e, na última quarta-feira, foram três pessoas assaltadas após saírem de agências bancárias. Só empenho não vai adiantar, é preciso intensificar ações para coibir esta prática.

TRANSPARÊNCIA
O Portal da Transparência da Prefeitura, que demorou para ser colocado no ar, estreou ainda capengando. As informações sobre os salários dos comissionados ainda não estão disponíveis para que a população saiba quanto recebe cada um deles. Seria importante que essa falha fosse corrigida nos próximos dias.

EMPREGOS
Os últimos índices de emprego em Limeira mostram que a cidade está reagindo, como toda economia do País. Mas o desemprego ainda é preocupante. Um exemplo disso é a quantidade de pessoas que busca trabalho como ambulante na cidade. Em matéria publicada no sábado, a Gazeta mostrou que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento interrompeu a concessão de novas licenças para os interessados em atuar como ambulante. Afinal, existem 243 cadastrados.

AMBULANTES
Fica claro que conseguir colocação no mercado de trabalho com carteira assinada ainda está difícil. Os pedidos para obter licença e trabalhar no mercado informal são diários e não vem apenas de pessoas que residem em Limeira. Muitos interessados em trabalhar como ambulantes são oriundos de cidades da região, que esperam vender seus produtos no município. Sem a autorização e com pouca fiscalização, muitos se arriscam em trabalhar na clandestinidade.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário