Pages

terça-feira, 11 de maio de 2010

Coluna do jornalista publicada na edição impressa do dia 10-05-10

BANCOS
Na última semana a Gazeta publicou matéria mostrando que os funcionários de muitas agências bancárias da cidade não têm bom senso para o atendimento aos clientes. Uma gestante teve problemas ao tentar pagar contas de uma empresa na qual trabalha. Ela foi constrangida por pegar a fila de atendimento preferencial e precisou insistir para ter seus direitos preservados.

BARRADOS
Numa outra agência bancária da área central, uma mulher foi barrada na porta pelo segurança, que foi bastante arrogante com ela. Não adiantou mostrar a bolsa. Ela então decidiu parar uma viatura e pediu que o policial militar olhasse para sua bolsa. O PM disse ao vigilante que não havia nada, mas mesmo assim, ele disse que não a deixaria entrar, para não abrir uma exceção.

HUMILHAÇÃO
O militar chegou a sugerir a mulher que levasse o caso a um distrito policial, mas ela começou a chorar e precisou ser amparada por populares que passavam. É um absurdo que situações como estas continuem ocorrendo. Todos sabem que a segurança de um banco deve ser rigorosa, mas o bom senso precisa haver, para evitar que as pessoas sejam humilhadas.

VIOLÊNCIA
Outro exemplo disso ocorreu num banco de São Miguel Paulista, na Capital, quando um aposentado que utiliza um marca-passo foi impedido de entrar pelo vigilante, mesmo mostrando um documento que atestava o aparelho em seu peito. Ele acabou discutindo com o segurança, que disparou um tiro em sua boca. A bala também atingiu outro cliente, mas sem tanta gravidade. Já o aposentado está com morte cerebral. Portanto, acredito que é necessário melhorar o treinamento desses seguranças.

ASSALTOS
Os casos de assaltos e furtos continuam deixando a população cada vez mais amedrontada. Um que me chamou a atenção ocorreu com um descuido de um casal que deixou as portas do carro e da casa abertos por alguns instantes, mas o suficiente para serem assaltados. Os ladrões entraram com eles na casa e fizeram uma “limpeza” durante quatro horas, além de levarem dois carros. Portanto, evite dar qualquer chance para os ladrões.

VEÍCULOS
Com o elevado número de furtos e roubos de veículos em Limeira e na região a população fica cada vez mais amedrontada e sofre as consequências. Essa quantidade enorme de ocorrências está refletindo na hora das pessoas procurarem uma seguradora. Os valores estão bem maiores do que aqueles praticados no ano passado.

POLICIAMENTO
A apólice fica mais cara principalmente para quem tem carro que está na lista dos mais furtados. Por isso, é preciso que a polícia intensifique as operações, tanto o policiamento ostensivo como a investigação, visando reduzir os furtos e roubos de veículos. Nas últimas semanas observei alguns bloqueios, inclusive nos finais de semana. Isso realmente tem que se tornar rotina, para conseguir flagrar bandidos. A descoberta de alguns desmanches, como ocorreu recentemente, também ajuda a reduzir os furtos e roubos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário