Pages

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Coluna do jornalista publicada na edição impressa de 26-04-10

ELEIÇÕES I
Leitora da Gazeta me ligou na última semana para dizer que estava desmotivada com os nomes dos possíveis candidatos a deputado da cidade para as próximas eleições, após lançamento da Campanha Valorize Limeira, da Gazeta de Limeira, que tem apoio da Engep. Disse que já faz algum tempo que prefere votar em candidatos que representam a sua categoria profissional.

ELEIÇÕES II
Perguntei a ela se eles tinham sido eleitos e quantas vezes estiveram em Limeira. Ela confirmou que tinham se elegido, mas não se lembrava se já tinham visitado a cidade ou feito algo que beneficiasse o nosso Município. Argumentei que talvez fosse o momento de optar por alguém em que seja mais fácil cobrar uma atuação em prol da cidade, alguém que tenha residência em Limeira. A leitora disse que iria pensar sobre o assunto.

ELEIÇÕES III
É isso que devemos fazer, refletir se vale a pena continuar votando em candidatos que são de outras cidades e levam centenas ou até milhares de votos. Um exemplo foi o ex-deputado estadual Renato Simões, de Campinas, que teve mais de 9 mil votos em Limeira na última eleição e, mesmo assim, não foi eleito.

CALÇADAS
É cada vez mais difícil caminhar pelas calçadas de Limeira sem correr o risco de sofrer uma queda. Os buracos tomaram conta dos calçamentos, inclusive no centro da cidade. Tente caminhar por alguma delas sem olhar para baixo por alguns minutos. É bem provável que você vai levar um belo tombo. Já passou da hora do setor de fiscalização da Prefeitura começar a cobrar dos proprietários dos imóveis a manutenção das calçadas.

CALÇADAS II
Em maio do ano passado, num encontro promovido pela Prefeitura com jornalistas de todos os meios de comunicação da cidade, o prefeito Silvio Félix abordou vários temas. Entre eles, destacou que pretendia intensificar a fiscalização sobre a “falta de calçadas” ou sobre aquelas construídas de forma irregular, que prejudicam a acessibilidade das pessoas.

CALÇADAS III
Félix disse na época que saiu com uma van e passou por diversos bairros, observando que existem muitas calçadas irregulares, com degraus, com desnível, além de outras com entulho e material de construção. Ele disse aos jornalistas que “calçada é pública e para pedestre andar”, mas depois de quase um ano, o assunto parece que ficou esquecido, pois nenhuma ação mais enérgica foi tomada, ou anunciada para a imprensa.

TRÂNSITO
O fotógrafo Mario Roberto, mais conhecido como “Lemão da Gazeta”, sempre atento ao trânsito de Limeira, disse que muitos motoristas da cidade estão utilizando, cada vez com mais frequência, o novo trecho ao lado do Terminal Rodoviário. Segundo ele, nos horários de pico, os congestionamentos na Rua Dr. Trajano foram amenizados. Essa rota alternativa realmente vem favorecendo quem ficava preso no trânsito.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário