Pages

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Coluna do jornalista publicada na edição impressa de 05-04-10

MOTOTÁXI
Enquanto em Limeira o assunto mototáxi segue como um tabu, em que as autoridades insistem em fingir que o problema não existe, na vizinha Araras, foi sancionado na última semana o projeto que regulamenta atividades com o uso de motocicletas. Antes, porém, o projeto do vereador Breno Cortella (PT), que originou a lei, foi tema de audiência pública e várias reuniões com representantes da categoria e com a própria população. A expectativa é que em 90 dias as determinações da lei sejam colocadas em prática.

MOTOTÁXI II
Acredito que em Limeira, esse serviço, que existe há muitos anos, deveria ser discutido e analisado na Câmara, pois uma boa parcela da população usa as motocicletas como um meio de transporte mais rápido. É preciso regulamentar os serviços realizados com motociclistas, ou fiscalizar e punir quem executa o transporte de pessoas de forma irregular. O que não se pode é fazer vistas grossas para aquilo que sabemos que existe.

IPTU
Finalmente começou a entrega dos 104,1 mil carnês do IPTU de Limeira. A Prefeitura informa que vai entregar todos eles até o final do mês. Para isso, o serviço de distribuição dos carnês será feito inclusive aos sábados, domingos e, se preciso, no feriado de Tiradentes. Esse atraso vai prejudicar muitas pessoas, que vão ter que pagar o imposto em 9 parcelas e não mais 10, como foi até o ano passado. A falta de planejamento foi tamanha que o vencimento da primeira parcela para parte dos contribuintes será no dia 11, um domingo.

MUDANÇA
Ao contrário dos últimos anos, quando a falta de diálogo com representantes do Sindsel sempre acabou em paralisações dos servidores públicos municipais por muitas semanas, neste ano a impressão que fica é que a negociação está caminhando em outro nível. Pelo menos está havendo conversas entre as partes e uma nova reunião foi agendada para amanhã, evitando, assim, o início da greve que já estava prevista para hoje.

DESGASTE
Será que essa mudança de estratégia na negociação é por causa do ano eleitoral, e o governo municipal estaria evitando um desgaste com o funcionalismo? O tempo vai dizer se o resultado será favorável ou não para os servidores. Tomara que não haja greve, pois no final das contas, quem sempre acaba ficando prejudicado é o cidadão comum.

GRIPE SUÍNA
Começa hoje a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe suína. Nesta fase, que vai até o dia 23, serão vacinadas as pessoas de 20 a 29 anos de idade. O Ministério da Saúde também prorrogou a vacinação de crianças de seis meses a menores de dois anos e doentes crônicos. As gestantes podem ser vacinadas até o dia 21 de maio. As pessoas que estão nessa faixa de idade ou as gestantes, devem buscar a imunização, pois no ano passado essa doença atingiu e até matou quem foi infectado. Portanto, é muito importante se prevenir, ainda mais com as vacinas sendo aplicadas gratuitamente.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário