Pages

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Coluna do jornalista publicada na edição impressa de 12-04-10

MOTOTÁXI
Na última semana abordei neste espaço o problema da falta de regulamentação dos serviços de mototáxi em Limeira e comentei que em Araras a Prefeitura sancionou um projeto de lei que regulamenta as atividades com o uso de motocicletas. No mesmo dia da publicação, o prefeito Silvio Félix e o diretor de Trânsito Rodrigo Oliveira se reuniram com representantes desse setor para buscar forma de aplicar a lei federal n.º 12.009/09. Essa foi a primeira vez que o prefeito sinalizou que pode regulamentar o serviço.

MOTOTÁXI II
Depois de mais de 10 anos em que esse serviço funciona na cidade, de forma irregular, já era hora de discutir a regulamentação, pois milhares de pessoas usam esse tipo de transporte. Caso o serviço venha a ser regularizado, as empresas terão que pagar impostos para o Município e também oferecer treinamento para os motociclistas e seguro de vida para seus funcionários e usuários. Desta forma, haverá mais segurança para todos.

MOTOTÁXI III
Só para lembrar, em abril do ano passado, uma passageira de um serviço de mototáxi de Limeira morreu após a motocicleta ser atingida na traseira por um veículo desconhecido na Rodovia Anhanguera. Ela caiu na pista e foi atropelada por outros carros, enquanto o condutor da moto sofreu ferimentos leves.

MOTOTÁXI IV
O vereador Paulo Hadich encaminhou e-mail à coluna explicando que apresentou uma proposta na Câmara, com a participação de César Cortez e Carlinhos Silva, criando a Comissão de Assuntos Relevantes na Câmara Municipal de Limeira para estudar esse assunto. Segundo Hadich, já foram realizadas diversas reuniões com representantes do setor (mototaxistas e proprietários dessas empresas). Ele disse que agora pretende conhecer a realidade de outros municípios, que já regulamentaram, bem como, ouvir especialistas, visando propor a regulamentação do serviço.

IPTU
A novela da entrega dos carnês do IPTU de Limeira teve mais um capítulo na última semana. Agora, o problema é o atraso da gráfica incumbida de imprimir os 104,1 mil carnês, que fica no Rio de Janeiro. Como todos saem, as fortes chuvas que caíram sobre aquele estado causaram muita morte, destruição e transtornos para todos. Será que em São Paulo, o estado mais rico do País, não existem gráficas capazes de fazer esse serviço? Tenho certeza que sim.

LIMEIRA-CORDEIRÓPOLIS
Reforçando o comentário do colega Cláudio Bontorim, em sua coluna de sábado, na última sexta-feira passei pela Rodovia Limeira-Cordeirópolis e não percebi nenhuma melhoria, mesmo com a Prefeitura tendo anunciado que faria obras. Além disso, por volta das 13h30, apenas uma cabine fazia a cobrança do pedágio, o que causou uma fila de mais de 15 veículos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário