Pages

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TRÂNSITO
A violência no trânsito em 2009 foi um pouco menor que em 2008, mas mesmo assim causou mortes e deixou seqüelas em muitas outras pessoas. A quantidade de colisões graves tanto no perímetro urbano, como nas estradas da região foi grande e 58 pessoas perderam a vida.

MORTES
Segundo levantamento feito pela Gazeta, esse número de mortes no trânsito caiu 17% em 2009 muito em função da lei seca, que entrou em vigor em junho de 2008. No início a fiscalização estava mais rigorosa e grande parte dos motoristas aderiu, mas o que se observa nos últimos meses é que muitos relaxaram e passaram a consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir.

CONFUSÃO
E falando em trânsito, em Limeira a quantidade de veículos é grande o que torna o tráfego confuso, principalmente na região central. Mas é preciso que os motoristas e pedestres também colaborem um pouco. Já comentei neste espaço, mas é bom insistir para tentar alertar alguns mais desavisados.

DONOS DA RUA
Alguns motoristas parecem os “donos da rua” e não têm a menor consciência do transtorno que causam aos demais quando estão trafegando pelas ruas centrais. Eles trafegam no meio da rua, impedindo a formação de duas filas de carros, o que ocasionaria um melhor fluxo de veículos.

AJUDA
Observe quando estiver dirigindo pelas ruas centrais, pois não vai demorar muito e aparecerá um desatento “dono da rua” para deixar o trânsito ainda mais congestionado. Para evitar essa situação, principalmente nos horários de pico, é preciso que todos colaborem, procurando manter seus carros num espaço que permita a formação de uma outra fila ao lado.

NO MEIO DA RUA
A impressão que fica é de desatenção ou imperícia ao volante, pois em vez de deixar um espaço suficiente para duas filas de carros, eles seguem bem no meio da via, causando irritação em quem está atrás e com um pouco mais de pressa. É tão difícil pensar um pouco no coletivo?

QUEM TEM RAZÃO
Já que o assunto é trânsito, a falta de cuidados das pessoas ao atravessar as ruas e dos motoristas, que não têm muita paciência para enfrentar os pedestres desatentos é uma constante. Essa é uma “desavença” antiga, pois um reclama do outro, mas na verdade, são poucos os que seguem as determinações do Código Brasileiro de Trânsito.

PEDESTRES
Não é difícil ver motoristas invadindo faixas de pedestres e pessoas atravessando as ruas, mesmo que nas faixas, quando o semáforo está aberto para os veículos. Esse desrespeito à sinalização de trânsito tem ocasionado uma grande quantidade de atropelamentos. E, em vias onde a velocidade dos carros é mais elevada, observamos aumento no número de mortes. Só no ano passado, 15 pessoas morreram atropeladas no perímetro urbano de Limeira.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário