Pages

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

FALTA DE MÉDICOS
Na última semana, uma reportagem da Gazeta mostrou que a falta de médicos, na Rede Pública, está comprometendo tratamentos de muitas pessoas. O déficit de clínicos gerais é de 10 profissionais, sem contar outras especialidades, o que faz com que muitos pacientes tenham que aguardar muito tempo por uma consulta. Isso é muito grave.

CONCURSO
A expectativa é que esse problema seja solucionado com o concurso público que será realizado no próximo ano. Mas a Administração Municipal, sabendo dessa carência, poderia ter agilizado a realização desse concurso para o final deste ano. Assim, essas pessoas não precisariam ficar mais alguns meses sem atendimento adequado.

PISCINAS
Com a chegada do verão, as pessoas que possuem piscinas em suas casas ou freqüentam clubes e residências de amigos, precisam ter uma atenção redobrada com as crianças. Os oficiais do Corpo de Bombeiros informam que o verão é a estação onde ocorre o maior número de acidentes envolvendo crianças e água. Nunca, em hipótese alguma, a criança deve ficar sozinha ou na companhia de apenas outras crianças na piscina.

VIOLÊNCIA
Num breve balanço sobre o ano que termina, percebemos que ocorreu um aumento no índice de violência, principalmente contra o patrimônio. Com a polícia intensificando a atuação contra os traficantes, houve mais prisões relacionadas ao tráfico de drogas. Isso reflete diretamente na redução de homicídios, pois grande parte dessas mortes ocorre em acerto de contas com quem não paga pelo entorpecente.

FURTOS E ROUBOS
O crescimento da quantidade de furtos e roubos é um reflexo do elevado número de desempregados. Muitas pessoas acabam partindo para o mundo do crime, ou seja, cometem assaltos, furtos e até seqüestros. Isso traz muito medo às famílias limeirenses, que estão cada vez mais “presas” em suas próprias casas, com receio de serem as próximas vítimas.

EXPECTATIVA
Mesmo com todas estas dificuldades em relação a insegurança, é preciso continuar acreditando e lutando para que a situação melhore. A classe política precisa se conscientizar dos principais problemas da população, como é o caso da violência urbana e buscar soluções, mesmo se faltar recursos financeiros. A criatividade às vezes, é mais eficiente do que o dinheiro na mão. Portanto, nos resta a esperança de dias melhores...

FÉRIAS
E falando em violência, com as férias escolares, muitas pessoas aproveitam para viajar com a família. É justamente nesse momento que é preciso tomar algumas precauções quanto ao imóvel que ficará fechado, para evitar que haja surpresas no retorno do passeio. A polícia orienta que é importante deixar algum vizinho ou parente avisado sobre a viagem, para que os jornais e correspondências sejam recolhidos, dificultando a ação de ladrões.

ANO NOVO
A coluna Enfoque deseja a todos os leitores um próspero Ano Novo, cheio de paz, saúde e realizações.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário