Pages

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

COLETA SELETIVA
O vereador Carlinhos Silva (PDT) apresentou na última sessão da Câmara um projeto de lei que obriga o shopping center da cidade a fazer coleta seletiva de lixo, bem como trocar as atuais lixeiras por outras para separação dos resíduos produzidos em todos os seus setores. A ideia é boa e vai favorecer o meio ambiente.

JUSTIFICATIVA
Em sua justificativa o vereador diz que “é imprescindível a necessidade de serem criados mecanismos para a efetivação de uma política de preservação e manejo ambiental, sem a qual não é possível garantir um meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações, como bem assegura a nossa Constituição Federal”.

SOFRÍVEL
Todo esforço em favor da questão ambiental merece elogios, mas gostaria que o vereador e seus pares no Legislativo tivessem esse mesmo empenho em cobrar da Prefeitura uma coleta seletiva em todo o Município. Atualmente, esse serviço é sofrível na cidade e apenas alguns bairros recebem a coleta feita por um único caminhão.

DOIS PESOS
Sei que o vereador não pode apresentar projeto obrigando a Prefeitura a fazer esse serviço porque estaria criando custos extras para o Município. Mas seria obrigação dele, enquanto representante eleito pelo povo para fiscalizar os atos do Executivo, além de estar no mesmo partido do prefeito, de exigir uma atuação mais eficiente para evitar que tanto lixo reciclável acabe no nosso já esgotado aterro sanitário.

NOVA TARIFA
Recentemente a Prefeitura anunciou aumento da tarifa dos ônibus para R$ 2,40, o segundo reajuste após a licitação do transporte coletivo. Cobrei neste espaço as melhorias prometidas para os usuários que ainda não foram implantadas. Acho que o Executivo resolveu atender aos reclamos da imprensa e da população, adiando esse aumento para quando algumas dessas melhorias estiverem implementadas.

BOM SENSO
É o mínimo de bom senso que se poderia esperar, pois com esse aumento Limeira terá uma das tarifas mais altas do País e com um serviço que ainda não atende às expectativas. A integração precisa ser bem planejada para que não ocorra a confusão que já presenciamos quando da primeira tentativa, ainda no governo Pejon.

SERVIÇO DE PRIMEIRA
Com o valor que as empresas cobram elas teriam que oferecer um serviço de primeira, não como ocorre atualmente, com falta de abrigos nos pontos, ônibus lotados nos horários de pico e com poucos veículos disponibilizando a integração. De acordo com a Prefeitura, as viações também deverão apresentar um cronograma e ainda as provas dos investimentos realizados. Enquanto isso, o decreto prevendo o reajuste da tarifa não será feito. Que assim seja, para evitar que o usuário pague por aquilo que ainda não tem.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário