Pages

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Enfoque - 07-12-15

Coluna publicada na edição impressa de 07-12-15

REORGANIZAÇÃO ESCOLAR
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou a revogação do processo de reorganização da rede estadual de ensino depois de quase um mês de muita polêmica e ocupações em escolas em todo estado. Os confrontos com estudantes em manifestações de rua foram reduzindo a popularidade do governo, que acabou cedendo a pressão popular. O secretário da Educação, Herman Voorwald, também perdeu seu cargo.

CONDUÇÃO DO PROCESSO
Muitos especialistas comentaram que a reorganização pode trazer aspectos positivos para os alunos, que iriam estar sempre com pessoas da mesma faixa etária, mas a grande maioria criticou a forma como o processo foi conduzido. Não houve discussão com a sociedade, com professores, pais e alunos e, o desconhecimento, fez com que ocorresse a rejeição. Isso é natural. Quando não se sabe exatamente o que vai acontecer, a pessoa fica com receio das dificuldades que poderá enfrentar.

AUTORITARISMO
O governo Alckmin tentou impor a reorganização de forma autoritária e até com uma certa truculência por parte do secretário, que dizia que não haveria a menor chance de voltar atrás nessa decisão. Os alunos usaram as redes sociais para ampliar as manifestações, com ocupações de escolas e, tudo isso, somado aos confrontos com policiais, acabaram fazendo o governador recuar.

PLANEJAMENTO
Agora, ele diz que haverá discussão com cada escola no próximo ano, para que todos entendam o processo. Isso já deveria ter ocorrido desde o início e não teríamos todos esses transtornos. Educação é tão importante que precisa ser melhor planejada, exige investimentos, capacitação e não apenas uma reorganização visando cortes nos gastos públicos.

COMÉRCIO

O comércio de Limeira amplia, a partir de hoje, o horário de atendimento ao público. As lojas permanecem abertas até as 22 horas. Os comerciantes esperam por uma melhora nas vendas, num ano que tem sido muito complicado para todos, devido à grave crise financeira. 

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário