Pages

terça-feira, 2 de junho de 2015

Enfoque - 01-06-15



Coluna publicada na edição impressa de 01-06-15

FIFA
A prisão de vários membros da Fifa na última semana, acusados de corrupção pela justiça dos Estados Unidos e da Suíça, mostram aquilo que todos suspeitavam há muito tempo: muita propina é paga para os dirigentes para que determinados contratos de transmissão de TV ou com empresas de materiais esportivos sejam assinados com as confederações de cada país. Por enquanto, apenas uma parte do fio desse novelo foi puxado. Tenho certeza de que muito mais será descoberto e novas prisões serão feitas.

DENÚNCIAS
As denúncias contra a Fifa não são novas. Muitos jornalistas, principalmente os ingleses, sempre abordaram esse assunto de forma escancarada, mas a entidade que comanda o futebol mundial sempre achava uma forma de evitar que seus “negócios” fossem transparentes. Para a escolha das sedes das copas do mundo, sempre se desconfiou que corria muito dinheiro para direcionar para este ou aquele. Com a ampliação das investigações, isso vai acabar vindo à tona em breve.

INOCENTE
O atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que saiu de fininho da Suíça, antes da eleição que reelegeu Joseph Blatter, deu entrevista dizendo que nada sabe e que nunca assinou nenhum contrato suspeito de irregularidade, mesmo quando era vice-presidente de José Maria Marin.

DÍVIDAS
O que sempre intrigou muitos jornalistas brasileiros, como Juca Kfouri (Folha de S. Paulo) e José Trajano (ESPN), só para citar os mais críticos, é que mesmo com os contratos milionários feitos pela CBF nas últimas décadas, os clubes brasileiros estão cada vez mais endividados. Além disso, faltam investimentos mais pesados em categorias de base e, principalmente, no futebol feminino, que, apesar de bons resultados nas últimas olimpíadas e mundiais, sempre foi tratado como um patinho feio, por não dar retorno em direitos de transmissões esportivas e contratos publicitários.

INVESTIGAÇÃO
Por todas essas mazelas que acontecem no futebol brasileiro, cuja seleção foi humilhada pela Alemanha no ano passado, numa Copa do Mundo realizada em casa, é que espero uma investigação muito bem feita sobre a CBF. Os deputados e senadores mostram que CPIs serão abertas nesta semana para, quem sabe, colocar a “casa em ordem”. É o que esperamos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário