Pages

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Enfoque - 04-11-13

Coluna publicada na edição impressa de 04-11-13
TRANSTORNO
As pessoas que foram ao Cemitério Municipal e Saudade II na manhã do dia de Finados encontraram muita confusão no trânsito. Depois de muitos anos, as ruas em volta não foram interditadas, colocando em risco os pedestres que tentavam atravessar essas vias. O pior é que não havia agente de trânsito para sequer orientar os motoristas naquele local. As reclamações foram muitas e com razão. É preciso um mínimo de planejamento para evitar que pessoas idosas sofram com esse tipo de transtorno.
NOVEMBRO AZUL
Depois do outubro rosa, para lembrar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, que foi realizado com muito sucesso na cidade, agora foi lançado pela Santa Casa o “Novembro Azul”, uma campanha que tem a finalidade de conscientizar sobre o câncer de próstata, a terceira maior causa de morte entre os homens. Só em Limeira são registrados quase 220 casos por ano. O símbolo usado nessa campanha é um bigode e um laço azul. 
PRECONCEITO
Essa iniciativa é muito importante para que mais homens acima dos 40 anos saibam da importância de fazer o exame anual para prevenir essa doença. O importante é que se o câncer de próstata for detectado no início, a chance de cura é de 90%. Por isso, deixe o preconceito de lado e agende o seu exame, para não entrar na estatística. Tem muito homem machista que diz que não faz e não vai fazer o exame que pode virar mais uma vítima dessa doença tão grave.                                                                                                    
FABIANA
Hoje é dia de festa para a Família Gazeta de Limeira. A jornalista e editora do Jornal da Mulher, Fabiana Lucato, completa mais uma primavera. Sempre atenta a tudo que envolve o universo feminino, retratado semanalmente no suplemento dominical, e aos fatos que ocorrem na cidade e no mundo, ela receberá hoje os cumprimentos de uma legião de amigos. Parabéns e muitas felicidades. 
José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário